O que você está procurando?

SOU ALUNO

Como captar clientes pela internet? 4 estratégias de marketing digital

Conquiste o digital com estas táticas

O marketing digital é uma das principais ferramentas para quem quer saber como captar clientes.

Afinal, a internet não pode ficar de fora das estratégias comerciais de um negócio.

Neste artigo, você aprenderá as quatro abordagens mais importantes para ter sucesso vendendo online.

E se você quer se aprofundar no assunto, aproveite e baixe o nosso guia de marketing digital para negócios físicos!

O que é marketing digital

O marketing digital é o conjunto de estratégias de divulgação aplicadas aos canais online — ferramenta crucial na arte de como captar clientes.

Essencialmente, se você está utilizando a internet ou dispositivos eletrônicos para se comunicar com seu público, está praticando marketing digital.

Esta abordagem é indispensável para quem busca entender como captar clientes eficientemente no ambiente virtual.

Ao longo do tempo, as estratégias de marketing digital evoluíram de simples e-mails e sites para um ecossistema complexo voltado para diferentes canais, como SEO (Search Engine Optimization), marketing de conteúdo, social media, e-mail marketing e muito mais.

Essa evolução é um reflexo de como o comportamento do consumidor mudou.

Hoje, a jornada de um cliente potencial muitas vezes começa online e passa por vários lugares, tornando vital para as empresas entenderem como captar clientes neste espaço.

Por que captar clientes pela internet

A importância do marketing digital no processo de captação de clientes é multifacetada. Em primeiro lugar, ele oferece um alcance incomparável.

Com mais pessoas online do que nunca, as estratégias digitais permitem que as empresas se conectem com um vasto público de potenciais clientes.

Além disso, as ferramentas digitais fornecem dados valiosos, essenciais para entender e melhorar as táticas de como captar clientes de forma mais eficaz.

Uma das maiores vantagens do marketing digital na captação de clientes é a sua capacidade de segmentação.

Ao entender quem são seus clientes ideais, você pode usar o marketing digital para direcionar suas mensagens para este público específico.

Isso não só aumenta a eficácia das suas estratégias de captação, mas também melhora a experiência do cliente, pois eles recebem conteúdo relevante e personalizado.

Outbound X Inbound marketing

Antes de aprender como captar clientes, é importante saber que existem dois modelos para esse processo: outbound e inbound marketing.

E se você está se perguntando sobre qual é melhor do que o outro, saiba que não existe uma hierarquia entre eles.

Cada uma têm suas características únicas, vantagens e maneiras de implementação. Contudo, o objetivo é sempre o mesmo: atrair clientes.

A escolha entre Outbound e Inbound deve ser baseada no público-alvo da empresa, nos objetivos de marketing e nos recursos disponíveis.

Idealmente, uma combinação de ambas as estratégias oferecerá os melhores resultados, maximizando o alcance e a eficácia da captação de clientes.

Agora, entenda melhor as particularidades de cada um desses dois modelos.

Outbound

O Outbound Marketing é uma abordagem tradicional na qual as empresas iniciam a conversa e enviam suas mensagens para pessoas que cumprem as características do perfil de cliente ideal.

Sendo assim, a estratégia envolve a identificação do público-alvo e o uso de canais de mídia para enviar mensagens que atinjam esses indivíduos. Por exemplo, e-mail ou ligações.

Uma das principais vantagens do Outbound Marketing é a capacidade de alcançar rapidamente um grande número de pessoas.

Inbound

O Inbound Marketing, por outro lado, foca em criar conteúdo interessante e útil para atrair potenciais clientes para seus canais.

Em vez de ir atrás dos clientes, o Inbound Marketing os atrai oferecendo soluções para seus problemas e respostas para suas perguntas.

A implementação do Inbound Marketing envolve a criação de conteúdo valioso e a otimização desse conteúdo para mecanismos de busca (SEO).

Isso pode incluir a criação de artigos de blogs, vídeos para YouTube, infográficos para redes sociais, e-books distribuídos por tráfego pago, etc. 

Por exemplo, uma empresa de jardinagem pode criar um blog com dicas sobre cuidados com plantas, atraindo pessoas interessadas nesse assunto.

As vantagens do Inbound Marketing incluem a criação de relacionamentos duradouros com os clientes e a geração de leads qualificados.

Ao fornecer conteúdo valioso, as empresas estabelecem-se como autoridades em seu campo, o que pode levar a uma maior lealdade do cliente.

4 estratégias de como captar clientes pela internet

Para ensinar como captar clientes pela internet, vamos focar no inbound marketing, o principal formato. Aprenda quatro estratégias a seguir!

1. Definição da persona do seu negócio

A criação de personas é um pilar fundamental no Inbound Marketing para entender como captar clientes eficientemente na internet.

Uma persona é uma representação semi-fictícia do seu cliente ideal, baseada em dados reais e pesquisas.

Ela ajuda a direcionar suas estratégias de marketing, adaptando conteúdo, estilo e abordagem às necessidades e preferências do seu público-alvo.

Criar personas é crucial para direcionar suas ações de marketing de forma mais efetiva, porque elas materializam as dores, desejos e outras informações sobre o público.

Dessa forma, essa ferramenta ajuda a determinar o tipo de conteúdo a ser criado, definir o tom e estilo adequados, e entender o comportamento dos potenciais clientes.

Lembrando que a persona deve ser vista como um guia, um ponto de referência para entender melhor o seu público-alvo e adaptar suas estratégias para se conectar de forma mais eficiente com eles.

Além disso, a persona é uma ferramenta dinâmica, que deve ser revisada e ajustada conforme você adquire mais conhecimento sobre seus clientes e o mercado.

Como Identificar e Criar Personas

2. Como captar clientes pelo Instagram e outras redes sociais

Empresas e profissionais autônomos que querem saber como captar clientes na internet, precisam ter um olha atento para as redes sociais.

O Instagram, junto a outras plataformas, desempenha um papel vital nesse cenário.

Com bilhões de usuários globalmente, essas plataformas oferecem um terreno fértil para atingir um público amplo e diversificado.

A capacidade de segmentar audiências, interagir diretamente com os consumidores e construir uma comunidade em torno da marca são apenas algumas das vantagens que destacam as redes sociais como ferramentas de captação de clientes.

O marketing de conteúdo e social selling são as principais estratégias para captar clientes nas redes sociais. Conheça mais sobre elas a seguir!

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo relevante, valioso e consistente para atrair e reter um público claramente definido. 

Embora as vendas possam não ocorrer diretamente por essa estratégia, elas ainda são o objetivo final por meio da construção de autoridade e relacionamento com o potenciais clientes.

Para isso, o marketing de conteúdo visa: 

Benefícios do Marketing de Conteúdo na Captação de Clientes
Como Fazer um Bom Marketing de Conteúdo nas Redes Sociais

Social Selling

Social selling é uma técnica de vendas que utiliza as redes sociais para localizar e interagir com potenciais clientes.

É um método que se concentra em cultivar relacionamentos e confiança, tornando o processo de vendas mais pessoal e direcionado.

Em vez de uma abordagem de vendas direta, o social selling foca em estabelecer conexões genuínas e fornecer valor ao público-alvo por meio de informações úteis, conselhos e insights.

Para isso, é preciso:

Benefícios do Social Selling na Captação de Clientes
Melhores Práticas Para Aplicar o Social Selling

Integrando Marketing de Conteúdo e Social Selling para Captar Clientes nas Redes Sociais

Integrar marketing de conteúdo e social selling para captar clientes nas redes sociais é uma estratégia poderosa que combina a criação de conteúdo valioso e relevante com a construção de relacionamentos diretos e pessoais com potenciais clientes.

Entenda como fazer isso a seguir.

1. Crie e Compartilhe Conteúdo de Valor

Desenvolva conteúdos (posts de blog, vídeos, infográficos, e-books, etc.) que resolvam problemas, eduquem e engajem seu público.

O conteúdo deve ser relevante para as necessidades e interesses da sua audiência.

Use suas redes sociais para compartilhar esse conteúdo.

Não se limite a postar apenas o conteúdo; interaja com seus seguidores, responda a comentários e participe de discussões relacionadas ao seu setor.

2. Estabeleça uma Presença Online Forte e Consistente

Mantenha perfis atualizados e profissionais nas redes sociais.

Uma presença digital forte transmite credibilidade e autoridade no seu campo de atuação, elementos cruciais para o social selling.

3. Utilize as Plataformas Adequadas

Escolha as redes sociais que melhor se alinham com seu público-alvo e objetivos de negócios.

Por exemplo, o LinkedIn é ótimo para B2B, enquanto o Instagram pode ser mais eficaz para produtos visuais e B2C.

4. Engajamento Direto e Personalizado

No social selling, é importante interagir diretamente com potenciais clientes, por isso, preste atenção às interações com seu conteúdo.

Respostas, comentários e mensagens podem ser oportunidades valiosas para engajar-se diretamente com interessados e potenciais clientes.

Além disso, use a caixinha de perguntas do Instagram, e envie mensagens personalizadas (sem ser invasivo) para iniciar conversas.

5. Forneça Continuamente Valor

A chave para o sucesso do social selling e marketing de conteúdo é o fornecimento contínuo de valor.

Continue educando e ajudando seu público, mesmo após a conversão em cliente, para manter um relacionamento duradouro.

3. Captando clientes com tráfego pago

Tráfego pago é uma estratégia de marketing digital que envolve a compra de anúncios em plataformas online para promover produtos ou serviços

Diferentemente do tráfego orgânico, que é gerado naturalmente através de mecanismos de busca ou recomendações sociais, o tráfego pago é adquirido por meio de investimentos financeiros em publicidade.

Este método inclui anúncios em redes sociais, Google, banners em sites, entre outros.

Benefícios do Tráfego Pago na Captação de Clientes

Implementação de Tráfego Pago na Captação de Clientes

Definição de Objetivos Claros: antes de iniciar, defina o que você deseja alcançar com o tráfego pago — aumento de vendas, geração de leads, promoção de um evento, etc;

4. Atraindo clientes organicamente pelo Google

A atração de clientes pelo Google de forma orgânica é um componente essencial de qualquer estratégia de marketing digital.

Esta abordagem, focada em técnicas de SEO (Search Engine Optimization), oferece um meio sustentável e custo-efetivo de aumentar a visibilidade online e atrair um público relevante.

Benefícios de Investir em Tráfego Orgânico do Google

Implementação de SEO para Atrair Clientes

Agora você conhece as quatro principais estratégias de como captar clientes na internet. E se você quer se aprofundar no assunto, aproveite e baixe o nosso guia de marketing digital para negócios físicos!

Autor

Artigos relacionados

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e recomendar produtos e conteúdos de seu interesse em nossos sites e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você concorda com estas condições e com nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.

ENTENDI