O que você está procurando?

SOU ALUNO

A importância das redes sociais para empresas

Veja por que as mídias sociais são importantes para a sua estratégia de marketing digital e como elas podem ajudar sua empresa a crescer

Você é do time que ainda tem dúvidas sobre a importância das redes sociais para as empresas? Então este artigo é para você.

Atualmente, é impossível pensar na promoção de um negócio sem falar em marketing digital

O marketing digital pode ser compreendido como um conjunto de ações de comunicação para divulgar e comercializar produtos ou serviços.

E as redes sociais estão entre os principais canais utilizados pelas empresas para fazer isso.

Um levantamento feito pela ComScore revelou que o Brasil é o terceiro país que mais consome redes sociais, ficando atrás apenas da Índia e da Indonésia. O dado revela uma grande oportunidade para as marcas que investem nesses canais.

Mas para que servem as redes sociais?

Mais do que uma vitrine virtual de produtos e serviços, essas plataformas podem ajudar as marcas a estreitar o relacionamento e a proporcionar melhores experiências aos seus clientes.

As redes sociais também são importantes para as empresas porque funcionam como um canal de promoção e interação com o público na internet.

Além disso, elas podem ajudar a difundir o propósito e a missão de uma empresa, impulsionar negócios e até mesmo servir como plataforma direta de vendas. 

Mas antes de entender qual a importância do marketing digital para as empresas e as vantagens e desvantagens das mídias sociais para os negócios, é importante compreender o que são redes sociais e como elas surgiram.

O que são redes sociais

De maneira bem resumida, as redes sociais são plataformas virtuais que permitem que pessoas e/ou empresas se relacionem por meio do compartilhamento de conteúdos e do envio de mensagens diretas.

A primeira rede social da história foi a Classmates.com. Criado em 1995, nos EUA, o site surgiu com o intuito de conectar amigos do tempo da escola e permanece no ar até hoje.

De lá para cá, dezenas de outras plataformas do gênero surgiram, e hoje chega a ser difícil imaginar a vida sem as mídias sociais.

Uma pesquisa feita pelo We Are Social revelou que os brasileiros passam, em média, 3h46m por dia nas redes sociais. 

Instagram, WhatsApp, TikTok e Facebook estão entre as redes sociais mais usadas atualmente, e oferecem ferramentas que vão muito além de conectar pessoas.

Hoje, essas plataformas funcionam como canais importantes de entretenimento e de marketing digital, além de contribuírem para estreitar o relacionamento entre pessoas e empresas.

Por isso, se o seu negócio ainda não está nas redes sociais, fique sabendo: você provavelmente está perdendo dinheiro.

Vantagens das mídias sociais para as empresas

Agora que você já sabe o que são as redes sociais e entendeu o alcance dessas plataformas, está na hora de ver as principais vantagens das mídias sociais para as empresas.

1. Aumento da visibilidade

Dados do relatório Digital 2023: Global Overview apontam que 4,76 bilhões de pessoas possuem pelo menos um perfil ativo em alguma rede social – o equivalente a 59,4% da população mundial. 

Esses perfis normalmente são administrados por profissionais de social media, que traçam estratégias para que a presença de uma marca nas principais redes sociais aumente a sua visibilidade e faça com que ela seja reconhecida por cada vez mais usuários. 

2. Relacionamento com o público

Existe uma máxima que diz que “pessoas compram de pessoas”. 

Uma das principais vantagens das mídias sociais para as empresas é justamente esta: elas permitem que as marcas criem um relacionamento mais direto e humanizado com o público, aumentando o potencial de conversão.

As redes sociais também servem para mostrar às empresas a opinião real dos seus clientes, entendendo melhor seus desejos e necessidades.

3. Posicionamento da marca

O marketing digital é importante para as empresas porque permite que elas trabalhem seu posicionamento no mercado.

Não basta estar presente nas redes sociais mais usadas pelo público: é preciso se posicionar da maneira como você deseja ser visto pelo público, criando estratégias para garantir uma boa imagem e se tornar mais relevante.

4. Construção de uma base de consumidores fiéis

Para além da teoria, é possível dizer que existe uma outra definição do que são redes sociais: são o melhor local para se construir uma base sólida de clientes.

Se administradas por um bom social media, essas plataformas podem oferecer insights valiosos sobre as preferências do público e ainda mantê-lo engajado. 

A partir daí, é possível desenvolver estratégias voltadas especificamente para os consumidores mais assíduos e fiéis, transformando-os em superfãs da sua marca. 

Entende por que as redes sociais são tão importantes para as empresas?

5. Geração de tráfego para outros canais

Se você ainda está se perguntando para que servem as redes sociais, tem agora mais um motivo: as mídias sociais podem ser úteis para gerar tráfego para outros canais da marca, como e-commerce, landing pages, blog e site.

Quando o profissional de social media realiza um trabalho eficiente nos perfis da marca nas principais redes sociais, consegue direcionar os usuários para outras páginas, construindo uma estratégia robusta de marketing digital.

Primeiros passos da sua empresa nas redes sociais

Se você chegou até aqui, certamente já se convenceu do quanto as redes sociais são importantes para as empresas, certo?

Agora, portanto, é hora de colocar a mão na massa! 

Confira este passo a passo que preparamos para ajudar você a criar ou incrementar as redes sociais da sua empresa e alavancar seus resultados.

1. Conheça o seu público

Antes mesmo de criar seus perfis nas redes, é importante saber para quem você vai falar.

Ao identificar as principais características do seu público – incluindo suas necessidades e desejos -, você consegue definir suas principais personas, que são representações semi-fictícias da sua audiência.

Essa definição é extremamente importante porque vai orientar a sua produção de conteúdo.

O seu conteúdo precisa ser pensado especificamente para essa(s) persona(s), de forma a conduzir a sua audiência por uma jornada.

Saber quem é o seu público garante uma comunicação mais assertiva, afinal, como diz o ditado, “quem fala com todo mundo, não fala com ninguém”. 

2. Defina seu tom de voz

Agora que você já conhece o seu público e sabe o que ele espera de você, é hora de pensar na melhor maneira de se comunicar com ele.

É importante, no entanto, que você também leve em conta a identidade da sua marca.

Sua empresa é mais séria ou mais descontraída? Que postura a sua audiência espera da sua marca nas redes?

Alinhar a sua comunicação à identidade da sua marca e às expectativas do seu público é o que vai garantir um bom posicionamento da sua empresa nas redes, fortalecendo o elo com seus seguidores e engajando sua audiência.

3. Estabeleça seus objetivos

As redes sociais são plataformas importantes para o marketing digital das empresas, mas sua presença nesses canais deve ter um propósito claro.

Quais são os objetivos do seu negócio no digital? Em quanto tempo você pretende alcançá-los? Como as redes sociais podem contribuir para isso?

Esta etapa é importante para ajudar você a definir quais redes sociais fazem mais sentido para o seu negócio e que conteúdos serão publicados em cada uma delas.

4. Produza conteúdo de qualidade

Construa um calendário editorial para organizar os conteúdos e datas das suas postagens.

Um bom calendário editorial deve prever não apenas as publicações rotineiras, mas também as datas comemorativas que fazem sentido para a sua audiência.

Planejar as postagens com antecedência também favorece o desenvolvimento de peças mais criativas, que tendem a gerar mais interesse e a engajar mais o público.

É importante que o seu conteúdo, sempre que possível, ajude os seguidores a solucionar algum problema. 

Além de gerar conexão com o público, os conteúdos úteis reforçam a autoridade da sua marca no seu segmento. Por isso, pense sempre em como você pode ajudar a sua audiência com o que posta.

5. Gerencie, analise e otimize

Além da criação dos posts, o profissional de social media também deve ser responsável pelo gerenciamento das mídias sociais da sua empresa.

Uma boa gestão inclui a interação com a audiência, o que favorece a criação de vínculos e a fidelização dos clientes.

Por fim, é importante analisar os dados gerados pelas próprias redes sociais para entender que conteúdos e formatos de post performam melhor e geram mais retorno.

Também é fundamental identificar em quais dias e horários suas publicações têm resultados melhores e ajustar o seu calendário de publicações de acordo com esses dados.

Desafios das empresas nas redes sociais: como se preparar

Apesar de serem essenciais para qualquer empresa, como tudo na vida, as mídias sociais possuem vantagens e desvantagens. 

Se, de um lado, essas plataformas funcionam como cartão de visitas para novos clientes, de outro, elas podem ser a porta de entrada de haters e reclamações públicas.

Por isso, é importante que o profissional ou a equipe de social media da sua empresa tenha clareza sobre como a sua marca deve se posicionar nas redes, além de preparo para lidar com eventuais dúvidas de clientes ou ataques online.

Lembre-se: o marketing digital é extremamente importante para qualquer empresa atualmente, mas as redes sociais devem servir para apoiar essa estratégia, e não ser fonte de problemas para o seu negócio.

O Novo Mercado oferece mais de 500 aulas para ajudar você a montar e gerenciar o seu negócio digital, incluindo conteúdos especiais sobre redes sociais. Clique aqui e comece a mudar a história da sua empresa hoje mesmo.

Autor

Artigos relacionados

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e recomendar produtos e conteúdos de seu interesse em nossos sites e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você concorda com estas condições e com nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.

ENTENDI