O Microsoft 365 e o Google Workspace acabam de ganhar um novo concorrente. O Zoom anunciou o lançamento do Zoom Mail e do Zoom Calendar. As ferramentas vão complementar a plataforma de videochamadas e prometem simplificar a rotina dos usuários, que não vão mais precisar alternar entre diferentes ecossistemas para realizar funções variadas.
Segundo o Zoom, o novo aplicativo de e-mail vai permitir reunir caixas de entrada de diferentes endereços e executar todas as funções básicas, incluindo encaminhamento de mensagens e marcação de conversas importantes. O serviço vai garantir ainda que os usuários das versões Zoom Pro e Zoom United tenham direito a 15 GB de armazenamento. Para os assinantes do Zoom One Business e de versões superiores, o limite de armazenamento será de 100 GB. A empresa garante que todas as conversas do ecossistema são criptografadas de ponta a ponta, para preservar a privacidade.
O Zoom Calendar, por sua vez, vai funcionar de forma similar ao Google Agenda e ao Calendário da Microsoft. As informações serão dispostas em tempo real, para que o dono da conta consiga ter uma visão geral de reuniões, tarefas pendentes, entre outros.
A empresa também planeja lançar novas funcionalidades no começo de 2023. Uma delas é o Zoom Virtual Agent, uma ferramenta de inteligência artificial para tirar dúvidas dos consumidores. Um ambiente virtual de colaboração entre colegas de trabalho, o Zoom Spots, e um gerador de resumos de conversas gravadas, o Smart Recordings, também deverão ser lançados no ano que vem.