Com quase 90 anos de história, 70 deles no Brasil, a Volkswagen se tornou a primeira empresa do setor automobilístico a lançar uma plataforma financeira digital. A Vou é uma fintech focada voltada ao segmento B2B e tem o objetivo de oferecer serviços para os associados da montadora, que reúne 478 concessionárias e 2,2 mil fornecedores.
O CEO da VW no Brasil, Ciro Possobom, afirma que o lançamento é um avanço importante do grupo na direção de construir um modelo de negócios cada vez mais forte na área de serviços. Segundo ele, a plataforma já está disponível para receber onboarding de clientes (somente pessoas jurídicas), e vai funcionar como um hub de soluções financeiras para os parceiros de negócios da montadora.
A fintech foi lançada como um canal da Volkswagen Financial Services – VWFS Brasil (Banco Volkswagen), que vai financiar o adiantamento de recebíveis para os clientes. Como parceiro de Banking as a Service (BaaS), a Vou conta com o Banco Modal, que tem 26 anos de história no setor bancário e é responsável por todas as licenças junto ao Banco Central.
Além da antecipação de recebíveis, a plataforma vai oferecer outros serviços B2B, como conta corrente, pagamentos por código de barras, PIX, cobrança via QR Code e transferências do tipo DOC e TED. A ideia é que, no futuro, a Vou ofereça outras soluções financeiras, como ofertas de seguros e investimentos.
Por enquanto, os usuários podem acessar a plataforma apenas pelo site, mas um aplicativo deverá ser lançado aem breve. Apesar de ser voltada principalmente para os parceiros de negócios da Volkswagen, o CEO da VWFS Brasil e América do Sul, Rodrigo Capuruço, disse que a Vou está pronta para receber empresas de todos os portes e segmentos.
A Vou chega ao mercado com a promessa de oferecer soluções financeiras descomplicadas e baratas, mas ainda não se sabe quais taxas serão praticadas nos serviços oferecidos. Além de facilitar o acesso dos clientes a crédito e fomentar vendas, a plataforma deve fornecer dados valiosos à Volkswagen sobre o comportamento e as necessidades dos clientes.