Novo recurso do Google chega para facilitar a confecção de atas e garantir acessibilidade
O Google anunciou uma nova funcionalidade que promete facilitar a vida de quem usa o Meet para fazer reuniões de trabalho. A partir de agora, é possível salvar a transcrição das conversas e anexá-las ao vídeo, permitindo que usuários que não participaram dos encontros tenham acesso ao conteúdo na íntegra.
Para usar o novo recurso, o administrador da reunião precisa gravar a conversa e ativar a transcrição das falas manualmente. A ferramenta também está disponível para professores no Google Classroom.
A transcrição de conversas em tempo real já está disponível na plataforma há mais de um ano, mas só agora os usuários têm a possibilidade de salvar o conteúdo dos encontros em vídeo e texto.
Além de facilitarem o acesso ao teor das reuniões para a confecção de atas, por exemplo, os arquivos de texto também funcionam como uma importante solução de acessibilidade para usuários com deficiência auditiva, ou para quem não pode acompanhar a conversa em volume alto. O novo recurso está sendo disponibilizado gradualmente para usuários do Google Workspace Essentials, Business Standard, Business Plus, Enterprise Essentials, Enterprise Standard, Enterprise Plus, Education Plus, Teaching e Learning Upgrade.
Transcrições também no WhatsApp
Outra plataforma que está desenvolvendo uma ferramenta semelhante é o WhatsApp. O aplicativo confirmou que deve disponibilizar, em breve, um novo recurso para transcrever áudios.
Além de ser útil naqueles momentos em que não podemos ouvir mensagens de áudio, a nova função também deve ajudar quem precisa transcrever mensagens longas, como no caso de entrevistas, por exemplo.
A princípio, a ferramenta será disponibilizada apenas para as versões mais recentes do sistema iOS. As transcrições serão feitas no próprio celular do usuário, e somente ele terá acesso à versão em texto.