O que você está procurando?

SOU ALUNO

Trabalho remoto dissolve fronteiras do mercado

Levantamento aponta disparada no número de profissionais que vivem no Brasil, mas trabalham para o exterior

Foi-se o tempo em que a rotina de trabalho se resumia necessariamente a acordar cedo, se arrumar, sair de casa e enfrentar horas no trânsito até “bater o ponto” no escritório para começar o expediente. O desenvolvimento de novas tecnologias e o isolamento social provocado pela pandemia aceleraram um processo que já vinha sendo desenhado havia algum tempo: a adesão ao trabalho remoto.

O chamado “home office” costuma dividir opiniões: de um lado, aqueles que sofrem com a dificuldade em se concentrar e focar no trabalho estando dentro de casa, com inúmeras distrações. Do outro, pessoas que, com a possibilidade de trabalhar de casa, encontraram conforto, tempo para realizar outras tarefas e, sobretudo, liberdade geográfica.

E se os profissionais ganharam a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar, o mesmo aconteceu com as empresas, que passaram a poder contratar talentos de qualquer ponto do planeta. Um levantamento feito por uma plataforma de transferências internacionais revelou que o número  de profissionais que vivem no Brasil mas trabalham para o exterior aumentou 491% entre 2020 e 2022.

Segundo a pesquisa, especialistas da área de Tecnologia da Informação são os mais requisitados pelas empresas de fora, mas outras profissões do universo digital, como designers, influenciadores e streamers também são bastante procurados. Especialistas apontam a desvalorização do Real como outro fator responsável por impulsionar a contratação de brasileiros por empresas estrangeiras, já que os custos de mão de obra ficam menores para organizações sediadas em países com moeda mais forte.

Para quem sonha em conquistar uma vaga em uma empresa estrangeira, é fundamental manter o perfil atualizado nas plataformas de emprego e investir no aprendizado do idioma nativo do país onde a empresa está sediada, além do inglês. Outras dicas, como definição de rotinas e organização dos ambientes, por sua vez, são válidas para qualquer pessoa que faça home office, independentemente da nacionalidade da empresa. Se você deseja construir uma carreira de sucesso sem sair de casa, clique aqui e veja como a H1 Editora pode te ajudar.

Autor

Artigos relacionados

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e recomendar produtos e conteúdos de seu interesse em nossos sites e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você concorda com estas condições e com nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.

ENTENDI