App chinês teve mais de 600 milhões de downloads e é líder absoluto na categoria “entretenimento”
O TikTok conquistou, pelo terceiro ano seguido, o título de aplicativo mais baixado do mundo. Segundo um levantamento feito pela Apptopia, a rede social chinesa teve mais de 672 milhões de downloads em 2022 em dispositivos Android e iOS. Instagram e WhatsApp – ambos da Meta – aparecem na sequência e completam o pódio dos três apps mais populares no ano passado.
A lista também revela dados curiosos, como a queda do Facebook, que encerrou o ano amargando um oitavo lugar, e a ascensão do CapCut, aplicativo da ByteDance que é considerado a ferramenta oficial de edição do TikTok.
Em 2022, o CapCut acumulou nada menos que 357 milhões de downloads, ficando na quarta colocação do ranking. Dois aplicativos de games – Subway Surfers (7º) e Stumble Guys (9º) – também figuram na lista dos 10 mais baixados.
Redes sociais da Meta seguem dominando
Classificado como app de entretenimento pela pesquisa da Apptopia, o TikTok ficou de fora da lista dos aplicativos de mídias sociais, garantindo às plataformas da Meta quatro das cinco primeiras posições entre as redes sociais mais baixadas de 2022.
O Instagram aparece em primeiro lugar, seguido pelo WhatsApp, enquanto Facebook e Messenger ocupam, respectivamente, as quarta e quinta colocações. O Facebook Lite, versão mais leve da rede social, surpreendeu o público ao figurar na sétima posição.
Criado em 2020, o BeReal estourou no ano passado e entrou para a lista dos 10 apps mais baixados, com 91 milhões de downloads no mundo. O sucesso da rede social se deve principalmente ao público mais jovem, que aderiu à ideia de postar fotos espontâneas em momentos aleatórios.
Apesar de todas as polêmicas causadas pela chegada do novo CEO Elon Musk, o Twitter também parece ter vivido um bom ano. A rede subiu da nona para a sexta posição entre os apps mais baixados em 2022, acumulando 159 milhões de downloads.
TikTok lidera na área e entretenimento
Como já apontado pelo executivo Leo Khéde em sua participação no ONM Talks, o TikTok concorre diretamente com serviços de streaming, e não com redes sociais. A pesquisa da Apptopia apontou que o app chinês lidera a categoria com folga. Com cerca de 500 milhões de downloads a menos, o Netflix ocupa a segunda colocação na categoria “entretenimento”.
Depois de muitos anos sendo o primeiro colocado no segmento, o YouTube encerrou 2022 com a medalha de bronze, indicando as profundas transformações sofridas pelo setor nos últimos meses.