Ao contrário de todo o avanço acelerado da digitalização dos mercados, o ano de 2022 registrou um crescimento tímido no investimento em publicidades digitais, no Brasil. Os dados são da “Digital Ad Spend 2022”, feita pela associação Internet Advertising Bureau (IAB) Brasil em parceria com a consultoria Kantar Ibope Media.
Em números, foram investidos mais de 32 milhões de reais em campanhas na internet, refletindo uma alta de 7,3% em comparação ao ano anterior. Este resultado chama menos atenção pois, só em 2021, o crescimento chegou a 27%.
Para o próprio órgão realizador da pesquisa, a diferença nos números pode ser explicada pelo fim do auge da pandemia, que retornou com a dinâmica do varejo físico e fez com que os investimentos ficassem mais equilibrados entre on-line e offline.
Neste mesmo aspecto, o levantamento projeta que o crescimento de 2023 deve sofrer uma pequena alta, provocada por uma maior estabilidade – num cenário sem eleições e eventos mundiais, como copa do mundo e pandemia – em comparação à 2022.
Na distribuição do total investido em publicidade em 2022, 19,5% foi direcionado para mídia digital. Isso representa um volume de 165 bilhões de reais, atestando que, apesar de um crescimento um pouco menos acelerado, o digital é responsável por uma parcela gigante da circulação de receita no país.
Quando o tema é a segmentação, o setor de higiene e beleza cresceu 85% do seu investimento em campanhas digitais em 2022. Isso fez com que a área tivesse o maior aumento do ano em comparação às outras.
O setor imobiliário seguiu na contramão do processo. Em função da instabilidade das taxas de juros, houve uma redução do investimento em publicidades digitais. Já no que se refere ao volume de negócios, beleza (27%), moda (22%) e automóveis (27%), registraram aumento significativo no número de anunciantes.
Setor de automóveis segue investindo em publicidade
O Brasil permanece em sua cultura de gosto por automóveis. Mesmo em cenários de crise, o setor se mantém ativo e preocupado em reinventar a sua forma de se relacionar com o cliente.
O Diretor do Grupo Contauto – empresa de 53 anos, especializada em vendas de automóveis, peças, serviços e soluções automotivas – Apolo Rizk, conta como esta trajetória do digital foi sendo construída ao longo da evolução da companhia.
“A nossa empresa já tem 53 anos trabalhando no mercado automotivo. Motos, autopeças, lubrificantes, automóveis, serviços, oficina, caminhões (…) A gente realmente tem um ecossistema no setor automotivo. E ao longo de 53 anos, a gente trabalhou com diversos tipos de mídia, com diversos tipos de produto, com diversos tipos de público, audiência e cliente. E conforme a evolução do mercado, fomos nos adaptando às melhores estratégias para garantir um resultado realmente efetivo para o nosso negócio.”
Para o empresário, a grande vantagem das propagandas digitais, principalmente às que utilizam o tráfego pago como mecanismo de distribuição, é a possibilidade de atingir um público específico que está cada vez mais exigente com em suas buscas para definir produtos ou serviços para consumo.
“O tráfego pago – feito da maneira correta – traz uma vantagem competitiva para que a gente consiga ser mais assertivo ao alinhar o produto correto com o cliente ideal, de maneira inteligente e verdadeiramente funcional para a saúde dos resultados do negócio e da expectativa de quem decide comprar em nosso grupo.”
Por fim, Apolo Rizk alerta para a necessidade de se fazer investimentos em propagandas digitais com estratégia, já que, por estarmos falando de uma mídia com altíssimo nível de concorrência pela atenção do público, é preciso saber como se diferenciar “em meio à multidão”.
“A concorrência pela visibilidade é muito maior na internet. Não estamos falando, por exemplo, de um VT de um comercial em horário nobre, onde você compra uma grade em que o espectador daquele programa vai assistir à sua propaganda. Na internet, você está competindo com outros milhares de anunciantes que aparecem para o seu público em uma ‘guerra’ pela atenção dos olhos dele. Por isso, é imprescindível fazer o investimento com muito conhecimento em cada etapa do processo”.