O que você está procurando?

SOU ALUNO

Para aprender a poupar, investir ou gastar com consciência?

Número de influenciadores sobre finanças dobra e engajamento está em alta

Se você é dos que acreditam que o mercado de influência digital está em alta somente para as dicas de compra, moda e produtos, a área financeira vem para provar que o brasileiro quer fazer as pazes com o bolso. De acordo com dados da Anbima – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais – o país tem 515 influenciadores produzindo conteúdos sobre finanças. O número representa um crescimento de 100% no segundo semestre de 2022, em comparação com o primeiro do mesmo ano.

Além disso, as métricas que avaliam o engajamento dos influenciadores, em várias redes sociais, também cresceram significativamente (10%). A média das interações nas postagens, medida por curtidas, comentários e compartilhamentos, chegou a quase 1,5 mil.

Os dados da pesquisa também mostram um crescimento de 76% no número de seguidores, nas páginas de influencers. No total, são mais de 166 milhões, podendo se repetir em mais de um canal. Já quando o tema é o número de postagens, o aumento foi de 47,3%, concentrando 46 mil conteúdos só no segundo semestre de 2022.

Todo este crescimento acontece mesmo com o cenário de juros altos, intensificando a tese de que a audiência busca cada vez mais informações que possam direcionar seus passos na vida financeira.  

O levantamento aborda diferentes óticas desse crescimento e inclui o tema das postagens como indicador de preferência dos seguidores. Mas a análise pode não ser tão óbvia. Quando o assunto é o número de postagens feitas sobre renda fixa, por exemplo, a Anbima chegou à conclusão de que ele é bem menor do que o número de conteúdos mais arrojados, como a bolsa de valores, que registrou 44% do volume de publicações. Apesar disso, o engajamento para os posts mais conservadores é maior do que os de risco aumentado. As criptomoedas aparecem em segundo lugar, com 13,6% do volume de publicações, seguida pela política brasileira – impulsionada pelas eleições presidenciais – com 11,1%. 

Redes Sociais, sempre no plural

Definitivamente, não estamos falando em uma única rede social.  A pesquisa mostra que os influenciadores estão por toda parte. Apesar de uma queda em comparação aos resultados anteriores, o Twitter – que acumulava 66,2% do total, no 1º semestre de 2022 – continua concentrando o maior número de conteúdos com 52,3% do total, seguido pelo Instagram, com 18,1%, Facebook, com 16,9% e YouTube, com 12,6%. Em função do sigilo de dados do TikTok, a chinesa não entrou nesta etapa comparativa.  

Destaque por crescimento de mais de 200% no YouTube 

Em uma das fases da pesquisa, a Anbima mostra os influenciadores que mais se destacaram pelo crescimento em cada uma das redes sociais. 

Neste ranking, o educador financeiro, empresário, investidor – com mais de 15 anos de experiência – e, é claro, influenciador de finanças, Daniel Carraretto, está em 1º lugar entre os que mais cresceram no YouTube (+227,5%). 

Fonte: Anbima
Fonte: Anbima

Em 2018, Carratetto fundou o canal MEU DINHEIRO ATIVO®️, com o objetivo de ajudar pessoas a terem um “salário”, apenas com investimentos. Diariamente, ele ensina sobre educação financeira e investimentos para seus quase 1 milhão de seguidores, unindo todas as redes em que tem perfil (Instagram, TikTok e YouTube). Ele garante que a educação sobre o tema partiu de dentro de casa. 

“Sempre fui fascinado por dinheiro, e desde muito novo recebi educação financeira de meu pai, que me dava o dinheiro do lanche da semana na escola e dizia, – se puder poupe. Aos 17 anos entrei na faculdade de Administração e minha mãe me levou para abrir uma conta universitária. Foi lá que tive o primeiro contato e fiz meu primeiro investimento. Na época, um CDB de 95% do CDI. Continuei estudando, lendo livros e evoluindo como investidor. E um certo dia numa roda de amigos, fiz alguns comentários sobre economia e o que eu já fazia de investimentos, e eles me perguntaram: – Por que você não fala disso nas redes sociais? Ninguém sabe de tudo isso que você sabe.”

O especialista atesta que não é um caminho fácil. Quem quer se destacar nesse mercado precisa estar antenado às novidades, além de reinventar a estética dos conteúdos de acordo com as necessidades e desejos da audiência. Afinal, nem sempre o que você imagina que dará certo, realmente vinga. 

Copia de Especialista 02 1 1

“Comecei fazendo postagens no meu perfil pessoal, mas sentia necessidade de produzir um conteúdo que tivesse maior alcance. Surgiu juntamente com um amigo a ideia do canal @MeuDinheiroAtivo, trazendo a abordagem de conteúdos em imagem de forma lúdica e didática que virou nossa marca registrada, e posteriormente com o surgimento dos reels tive que me reinventar a partir da produção de vídeos curtos, que também foram muito bem e se destacaram atraindo pessoas novas às nossas redes. Apenas em 2022 ganhamos mais de 500 mil seguidores somando o Instagram, TikTok, Kwai e Youtube; fomos destaque também em veículos tradicionais como IstoÉ, Estadão e Extra; e também batemos nosso recorde de faturamento, que envolve principalmente 3 linhas: publicidade, educação e aconselhamento individual.”

Daniel Carraretto mostra, a partir dos seus conteúdos, que criatividade e informação devem estar sempre alinhados.  E os resultados mostram que o mercado para a área está aquecido. Ele atribui os números às falhas educacionais, nas escolas e nas famílias, que não oferecem ensino de qualidade sobre o tema. 

“O mercado de educação financeira e investimentos está bastante aquecido, principalmente considerando a necessidade da população que não teve esse conhecimento compartilhado em casa, pelos pais e nem mesmo nas escolas, na educação básica convencional.”

Ele ainda cita que o público engajado está relacionado à credibilidade de levar temas de interesse compartilhado e demonstra que a meta é cada vez mais alta, oferecendo, ao público, o que ele tem de melhor. 

“Hoje temos um público engajado, e isso se reflete também na credibilidade que temos para trazer temas de interesse geral e formar um exército de multiplicadores, que compartilham, diariamente, nossos conteúdos, nos ajudando no propósito de levar a educação financeira para mais e mais pessoas.”

Autor

Artigos relacionados

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e recomendar produtos e conteúdos de seu interesse em nossos sites e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você concorda com estas condições e com nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.

ENTENDI