O que você está procurando?

SOU ALUNO

Os dois maiores desafios do digital

Trabalhar no digital é mais desafiador do que você imagina.

Sei que isso pode assustar num primeiro momento. Mas, se me der alguns minutos do seu tempo, consigo te provar o quanto vale a pena enfrentar os dois maiores desafios do digital. E, para isso, vou te contar uma história.

O ano era 2020. Como você se lembra, o mundo estava de pernas para o ar por conta da pandemia, as pessoas trancadas nas suas próprias casas e uma onda de medo e desespero assolava a mente de todos que se perguntavam “o que será do meu trabalho daqui para frente?”, ou até mais do que isso, “o que será do meu futuro?”.

Nessa época, eu morava do outro lado do mundo, em uma ilha remota e minúscula na Tailândia, chamada Koh Tao — ao final do texto, vale dar uma olhada no Google para ver o paraíso que é esse lugar. O motivo pelo qual fui parar lá fica para outra hora, mas o fato é que eu nem sequer conseguia passagem para voltar ao Brasil, por conta do fechamento dos aeroportos. Na verdade, nem da própria ilha eu podia sair.

E, então, o que eu fazia em Koh Tao enquanto esperava uma oportunidade para voltar ao Brasil? O mesmo que já fazia antes, em paralelo com o trabalho que eu tinha na época: escrever.

Desde 2018, eu fazia algo de maneira categórica: postava diariamente os textos que escrevia no meu perfil do Instagram. Enquanto muita gente usava essa rede para postar fotos lindíssimas (quem lembra do Facetune?) o meu foco era no espaço da legenda. E foi lá que encontrei uma oportunidade de divulgar o que escrevia.

Talvez você se pergunte se eu ganhava algo para fazer isso. E a resposta é não. Ainda não tinha o conhecimento necessário para transformar as minhas habilidades em dinheiro no bolso. Quem dera eu tivesse conhecido O Novo Mercado antes…

E aqui eu começo a te mostrar como o digital é mais desafiador do que você imagina — e também porque vale a pena enfrentar esses desafios.

Quando comecei a postar meus textos na internet, eu tinha um sonho: ser paga para escrever. Ou seja, o meu desejo era poder viver financeiramente dos textos que escrevia. Eu não sabia como faria isso, não tinha o conhecimento necessário para monetizar a habilidade que tinha, mas sabia o que não podia deixar de fazer de maneira alguma, se quisesse atingir o meu objetivo: continuar escrevendo.

Pense comigo: quantas vezes não desejamos muito alguma coisa mas, por conta da dificuldade em traçar um plano completo, deixamos de dar, inclusive, o primeiro passo? Mais do que isso: quantas vezes não deixamos de fazer o que é possível agora, com as ferramentas que temos nas mãos, simplesmente por focar naquilo que achamos que falta para alcançar o nosso objetivo?

WhatsApp Image 2023 04 11 at 20.17.38 edited

Esse é um dos primeiros grandes desafios do digital. É aqui que muita gente já desiste, logo de cara.

É comum encontrar pessoas que têm uma habilidade, sabem fazer algo muito melhor do que a maioria, mas acham que seu conhecimento não é suficiente. Elas pensam que, para trabalhar no digital, precisam ter um estúdio profissional para gravações, equipamentos de última geração, as melhores roupas para aparecer em frente à câmera, o melhor cenário, celular, câmera, etc. E, então, quando se deparam com essa dificuldade, elas desistem.

O primeiro desafio do digital já deixa para trás milhares de pessoas que não conseguem entender que existe um processo até as coisas começarem a dar certo, e que esse processo passa por fases diferentes. A primeira fase é justamente ter uma habilidade mas não ter estrutura para grandes produções ou grandes investimentos.

Só que a maioria das pessoas que têm muito sucesso hoje começaram exatamente assim: elas usaram o conhecimento que tinham e o divulgaram da maneira que era possível naquele momento. Ou seja, elas entenderam e superaram a fase inicial do processo de ascensão no digital.

Veja o caso do próprio Ícaro de Carvalho, fundador d’O Novo Mercado. Durante muito tempo, ele usava uma simples webcam para gravar as aulas da escola. Ele não tinha um estúdio profissional, não tinha o melhor computador, os melhores equipamentos, a melhor estrutura, e muito menos uma equipe. Mas ele sabia que podia ajudar outras pessoas por meio do conhecimento que tinha e decidiu fazer isso como era possível. Ele entendeu a fase em que estava e não deixou de agir.

Voltando à história que eu estava contando, o que acredito que me impulsionou para conquistar resultados expressivos no digital foi justamente fazer a minha parte com relação à habilidade que eu tinha. Assim como o Ícaro e milhares de outros empreendedores que têm um objetivo, entendi que, se eu não tinha as condições ideais de ser paga para escrever, o mínimo que podia fazer era postar em grande quantidade, para treinar a minha escrita, enquanto buscava alguma maneira de monetizar essa habilidade.

Isso é entender o processo e fazer o melhor possível em cada fase dele. Só que muita gente chega iludida ao digital, com a promessa de dinheiro fácil e, na primeira dificuldade, acha que é algo impossível e acaba desistindo.

Imagina se o Ícaro tivesse parado de dar as suas aulas com a webcam que tinha no começo d’O Novo Mercado. A empresa não se tornaria uma das maiores escolas de negócios digitais do país e você nem sequer estaria lendo esse texto agora. 

Se eu tivesse desistido de postar meus textos todos os dias, mesmo quando não tinha uma audiência grande e não sabia ainda como monetizar minha habilidade, não estaria agora escrevendo para o Portal d’O Novo Mercado. 

Você tem feito a sua parte, da melhor maneira possível, entendendo que existe um processo até as coisas darem certo? Esse é o primeiro grande desafio do digital. E quem passa por ele está à frente de milhares de pessoas que desistem logo na primeira dificuldade.

E existe um segundo desafio pelo qual muitas pessoas também não conseguem passar e acabam não alcançando o sucesso no digital. É o desafio do aprendizado contínuo.

Ao conseguir dar os primeiros passos no digital e ter os primeiros resultados financeiros, o próximo nível é se capacitar e investir no seu próprio aprendizado e crescimento. Talvez você pense que isso é algo óbvio, mas nem tanto.

Costumo brincar que, no digital, nós contamos o tempo igual idade de cachorro, um para sete. Ou seja, um ano no mundo off-line equivale a sete anos no digital, porque as coisas mudam e evoluem numa velocidade muito rápida. Logo, é extremamente importante continuar aprendendo para conseguir crescer. 

Quando o Ícaro conseguiu dar um salto no número de alunos d’O Novo Mercado, o próximo passo foi investir em uma equipe capacitada para aumentar o faturamento da empresa. Ele não sabia gerenciar uma empresa desse tamanho, então estudou possibilidades de fazer isso da melhor maneira. Uma delas foi a contratação do Jonatas Figueiredo, que era nosso diretor de operações inicialmente e, hoje, é sócio da escola. 

Também posso dar o meu relato pessoal com relação ao aprendizado contínuo: quando fiz o lançamento do meu primeiro curso, faturei o equivalente a 42 meses de trabalho no último emprego CLT que eu tive. Em vez de correr para torrar esse dinheiro, investi em mais aprendizado e equipamentos para melhorar o meu trabalho no digital.

Aprendizado contínuo é o segundo grande desafio que muita gente não quer ou não sabe enfrentar no digital. E é por isso que algumas pessoas conseguem ganhar algum dinheiro, mas não conseguem sustentar ou aumentar esses ganhos em seguida. 

Hoje, você separa parte do que ganha para investir em si mesmo, no seu crescimento? Cursos técnicos de aprimoramento profissional, livros importantes para a sua área, eventos presenciais, cursos complementares para faturar mais, como marketing digital. 

Se esse tipo de investimento não está no seu radar, você está deixando de aprender temas que te fariam crescer e se destacar profissionalmente. Mais do que isso, você está deixando de faturar o que poderia. E ninguém gosta de perder dinheiro, não é mesmo?

Desde que voltei da Tailândia e comecei a trabalhar n’O Novo Mercado — antes como funcionária fixa, e agora como parceira da escola em projetos específicos — entendi o mar de oportunidades que existem para quem quer faturar mais no digital. 

Até três anos atrás, eu escrevia meus textos no Instagram e não tinha a menor ideia de como monetizar a habilidade que tinha. Hoje, eu e milhares de pessoas conseguimos fazer do digital a nossa fonte de renda oficial. Mais do que isso, conseguimos escalar a venda do nosso trabalho e ajudar as pessoas do mundo inteiro com o nosso conhecimento.

É desafiador? Bastante. Aqui, eu te contei os dois maiores desafios que acredito que enfrentamos ao trabalhar nesse mercado. No entanto, a recompensa é proporcional ao esforço.

Após enfrentar esses dois desafios, o Ícaro construiu uma das maiores escolas de negócios digitais do país e, além de empregar mais de uma centena de pessoas, ensina dezenas de milhares de alunos a mudarem de vida por meio do digital. Após enfrentar os mesmos desafios, eu realizei o sonho de ser paga pelos meus textos, criei meus infoprodutos, tenho mais de 3600 alunas e alunos e atingi minha liberdade financeira.

Além desses exemplos, outras milhares de pessoas mudaram suas realidades profissional e financeira por meio do digital, após vencerem esses desafios também. Essa é a prova de que vale a pena enfrentá-los: a vida profissional que você deseja ter está mais próxima do que imagina, quando você se propõe a enfrentar os desafios do digital. 

Espero que você se mantenha firme nesse processo e conte com a nossa escola para te ajudar na sua caminhada.

Autor

Artigos relacionados

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e recomendar produtos e conteúdos de seu interesse em nossos sites e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você concorda com estas condições e com nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.

ENTENDI