Quem usa aplicativos de transporte há algum tempo testemunhou, de perto, a ascensão e a queda na qualidade do serviço prestado. Depois de revolucionar o mercado de transporte privado com carros confortáveis e tratamento VIP para os passageiros, a Uber não conseguiu manter o padrão de atendimento e se tornou alvo de muitas críticas por parte dos usuários.
Nos últimos meses, o cancelamento frequente de corridas pelos motoristas e a demora na busca por um carro disponível têm sido algumas das queixas mais frequentes de quem usa o serviço. Para tentar contornar esse último problema, a plataforma lançou uma nova modalidade de corrida: a Prioridade.
A opção promete oferecer um embarque mais rápido aos passageiros que estiverem dispostos a pagar mais caro pelas corridas. De acordo com a empresa, a alternativa aumenta as chances do passageiro esperar menos tempo por um carro, e pode representar uma oportunidade de mais ganhos para os motoristas. O serviço prioritário poderá ser usado apenas em corridas de até 10km de distância e ficará disponível somente durante os picos de movimentação, quando a demanda aumenta.
Ao disponibilizar a modalidade “Prioridade”, a Uber segue o caminho de outros aplicativos, como o Rappi, que já oferece a possibilidade de entregas mais rápidas mediante pagamento extra, e também de outras empresas fora do mundo digital, como as companhias aéreas, que oferecem embarque prioritário aos assinantes de seus programas de fidelidade.