Apesar da concorrência cada vez mais acirrada com o TikTok, o Instagram, ao que tudo indica, segue crescendo.
A rede social atingiu a marca de dois bilhões de usuários ativos ao redor do mundo, de acordo com o último balanço divulgado pela Meta.
O número é o dobro do registrado pela rede social Chinesa, que vem crescendo a passos largos desde que surgiu, em 2016. Desde que foi comprado, em 2012, pelo então Facebook – hoje, Meta – o Instagram passou por profundas transformações.
A rede deixou de ser um simples espaço onde os usuários viam apenas posts dos perfis que seguiam, para virar uma grande vitrine de conteúdos selecionados por algoritmos.
A chegada do TikTok com seus vídeos curtos impulsionou a revolução do Instagram. A rede social da Meta passou a priorizar os Reels sobre outros formatos de conteúdo, numa tentativa de reter os usuários por mais tempo na plataforma e, consequentemente, se manter atrativa para os anunciantes, já que a maior parte da sua receita vem de anúncios.
A Meta fechou o terceiro trimestre deste ano com lucro líquido de US$ 4,4 bilhões, uma queda de 52% em relação ao mesmo período de 2021.