Os usuários do Instagram ganharam uma nova proteção contra os ataques de haters, infelizmente cada vez mais comuns nas redes sociais. A nova ferramenta é capaz de identificar e ocultar mensagens ofensivas que contenham erros de ortografia cometidos de propósito, para burlar os filtros de moderação.
Agora, a plataforma é capaz de reconhecer, por exemplo, quando um desconhecido enviar uma mensagem com um palavrão contendo o número “1” no lugar da letra “i”. Nesse caso, a mensagem é automaticamente enviada para uma pasta de solicitações ocultas, e o usuário não é notificado.
A estrategista digital Gabi Salles comemorou a novidade. Em abril de 2021, durante a primeira de uma série de lives de um lançamento próprio, ela recebeu uma série de ataques contendo xingamentos de cunho sexual. “Eram palavrões horríveis, que não consigo nem reproduzir. Coloquei uma pessoa para moderar os comentários, mas ela não dava conta de apagar tudo que era postado”, conta.
Ela diz que, por pouco, os ataques não prejudicaram seu lançamento. “Contei com o apoio da minha audiência para aumentar o engajamento da minha live com comentários de qualidade, mas senti medo, fiquei muito insegura”, lembra.
Para ativar o recurso, basta acessar as configurações do perfil e selecionar as opções “privacidade”>“palavras ocultas”. A ferramenta permite ocultar comentários nos stories, no feed, nos Reels e em lives.
Para Salles, iniciativas como essa ajudam os usuários a terem seus espaços resguardados nas redes sociais: “Atrapalharam o meu trabalho e a minha liberdade de entregar meu conteúdo. É uma ferramenta especialmente importante quando o espaço de outras pessoas é invadido, como aconteceu comigo”, conclui.