Um infoproduto é um tipo de produto que possui diversos benefícios, como a possibilidade de ser distribuído integralmente pela internet.
Sendo assim, o mercado de infoprodutos está crescendo de forma muito relevante, algo que tende a aumentar com o passar dos anos.
O que é Infoproduto?
Um infoproduto é qualquer produto digital que veicula conhecimento ou informação específica, no contexto de educar o usuário sobre um determinado assunto. Por exemplo: uma explicação longa e detalhada de como algo funciona, entregue em um método consumível para um público que deseja essas informações.
De fato, o público pode se interessar por esse tipo de produto por interesse, aperfeiçoamento de habilidades, soluções para atividades comuns ou facilitar a execução de tarefas importantes.
O objetivo do infoproduto é resolver os problemas de quem os adquire. Sendo assim, é fundamental entender o que é infoproduto e o que o diferencia de outros tipos de produto.
Por fim, embora tenham se apresentado no formato PDF, existem diversos tipos de infoprodutos que também incluem gravações de áudio e vídeo: desde ebooks e whitepapers, até podcasts, videocasts, screencasts, aplicativos, ferramentas (features) e cursos online, entre outros.
Como funciona um Infoproduto?
Primeiramente, vale citar que o curso online, um tipo de infoproduto, tem a poderosa característica de permitir a integração de vários outros modelos de infoproduto.
Por exemplo: você pode transmitir aulas gravadas em vídeo, oferecer material de suporte ‘escrito’ e conteúdo adicional em podcasts: as opções são infinitas.
Sendo assim, cada um deles tem suas próprias características e utilidades, prós e contras que devem ser levados em conta conforme os interesses e objetivos dos organizadores e fornecedores, bem como o público-alvo.
Além disso, segundo a Forbes, o mercado de ensino à distância chegará em um valor de mercado de US$ 325 bilhões até 2025.
De fato: o crescimento da internet permitiu que qualquer pessoa capacitada (infoprodutores) pudesse transmitir conhecimento para atender um público interessado em aprender novas habilidades e ainda ser bem remunerada por isso.
Por fim, a venda de infoprodutos não requer embalagens físicas ou frete: o produto é transferido pela Internet e pode ser replicado praticamente sem custos, gerando grande lucratividade.
Quais os tipos de infoproduto?
Os principais tipos de infoproduto são:
E-book
Primeiramente: o mais tradicional e conhecido infoproduto é o e-book. Esse tipo de livro digital oferece conteúdo relevante, aprofundado, consistente e efetivo sobre o tema proposto.
De fato: apesar de ser realmente muito popular, o e-book é um infoproduto que exige planejamento e organização de conteúdo. Há também a necessidade de qualidade em todo o trabalho gráfico envolvido.
Whitepapers
Em segundo lugar, está o whitepaper. A principal diferença de um whitepaper para um e-book, além do menor volume em conteúdo gráfico, é a concisão: a abordagem é mais dinâmica e resolutiva.
Além disso, também são de complexo desenvolvimento e tem seu valor na capacidade de formular um problema e oferecer a solução, com alguma velocidade, no mesmo documento.
Podcast
Um podcast também configura como um tipo de infoproduto de sucesso. Esses programas gravados em áudio podem contar histórias, apresentar narrativas, debates e até entrevistas relativas ao tema proposto.
Dessa forma, eles atendem o público que apresenta resistência à leitura, bem como o de rotina intensa: uma opção bem inteligente para o tempo no trânsito ou durante atividades comuns do dia-a-dia.
Videocast
Por outro lado, entre os infoprodutos que mais crescem e se destacam nos últimos anos, o videocast simplesmente adiciona imagens ao formato de apresentação de conteúdo do podcast e também podem contar histórias, apresentar narrativas, debates e entrevistas.
Além disso, os videocasts também oferecem a possibilidade do apelo visual: isso justifica o crescente destaque que os vídeos têm recebido nas estratégias de marketing, bem como a consolidação de influencers e youtubers.
Screencast
Outro exemplo de infoproduto com conteúdo em vídeo é o screencast. Muito comuns entre gamers, diferem dos videocasts por apresentar apenas a tela do dispositivo digital da pessoa que o conduz.
Sendo assim: Com a ascensão das competições de jogos eletrônicos disputadas em equipes ou entre dois competidores em tempo real, os fãs de videogames estão realmente acostumados a ver screencasts dos seus jogos favoritos.
Webinar
Por fim, também conhecidos como webcasts, web seminars ou online events, o webinar, como sugerem suas variações, é um seminário, congresso ou evento oferecido pelo organizador e transmitido para o público por meio da internet.
Dessa forma, apresentam palestras e workshops com demandas consideravelmente menores em estrutura física (quando comparados com suas versões presenciais) e sem limite de público.
Além disso, por serem transmitidos em tempo real, os webinars muitas vezes permitem excelente qualidade dinâmica na interação com o público.
Para que serve o Infoproduto?
Em primeiro lugar, infoprodutos colecionam oportunidades valiosas: por meio deles, pessoas são incentivadas a desenvolver e organizar suas ideias e aprender novos conhecimentos.
Sendo assim, ao colocar no papel esse conhecimento e levá-lo à prática, desse único indivíduo, pode ajudar dezenas de milhares de outras pessoas.
Além disso, quanto mais pessoas responderem à provocação e organizarem seus infoprodutos, mais usuários serão impactados com conteúdo de valor.
De fato: algumas repetições desse conteúdo certamente farão com que o aprofundamento no tema proposto seja imprescindível e a qualidade do conhecimento, como um todo, terá incremento assegurado.
Em primeiro lugar, um cenário positivo da organização de infoprodutosé a facilidade de uso por parte do público, já que todo o manejo é feito digitalmente.
Por fim, a possibilidade de consumir conteúdo de qualidade em qualquer momento, em qualquer lugar e por um preço justo é uma vantagem do infoproduto muito relevante.
Como criar um Infoproduto?
Em primeiro lugar, para criar um infoproduto, é importante salientar que produtos em geral passam por diferentes estágios em sua existência: criação, lançamento, desenvolvimento, maturação e, nem tão poucas vezes, o fim.
Sendo assim, algumas existências podem se resumir a apenas três desses estágios: criação, lançamento e fim.
Por outro lado, alguns organizadores têm produtos lançados há mais de dez anos.
Dessa forma, investigar a fundo as particularidades desses ciclos de vida podem ajudar nas expectativas de sucesso de quem quer empreender e montar seu infoproduto.
Sendo assim, cada um deles tem suas próprias características e utilidades, prós e contras que devem ser levados em conta conforme os interesses e objetivos dos organizadores e fornecedores, bem como o público-alvo.
Por fim, o ciclo de vida de um produto é integralmente diferente, bem como seus critérios de sucesso: ele deve ser reconhecido em seu recorte específico de mercado e, por meio desse reconhecimento, crescer e gerar lucro – o que pode levar meses ou até mesmo anos desde seu lançamento.
Portanto, os exemplos de sucesso conhecidos nos ensinam que o esforço e a dedicação, nesse caso, são intensos, constantes e de longo prazo.
Agora você está pronto para transformar seu conhecimento em renda extra? Fique tranquilo, você não está sozinho nessa. Preencha o formulário abaixo e faça o download do nosso Guia Completo sobre como criar um infoproduto que realmente venda. Vamos começar sua jornada para o sucesso agora mesmo!