Belo Horizonte sediou, entre os dias 1 e 3 de setembro, um dos maiores eventos de marketing, empreendedorismo digital, tecnologia e inovação da América Latina. Organizado pela Hotmart, o FIRE Festival 2022 contou com grandes nomes do mercado digital, incluindo o fundador e CEO d’O Novo Mercado, Ícaro de Carvalho.

Os mais de seis mil participantes puderam se dividir entre três palcos simultâneos, onde foram debatidos temas como oportunidades e desafios da web 3.0, economia de influência e impacto social na Creator Economy.

fire festival 2022

Lições de Branding e Empreendedorismo

Uma das primeiras palestrantes do FIRE Festival 2022 foi a influenciadora e empresária Isabela Matte. Conhecida por fundar a própria marca aos 12 anos de idade, Matte conversou com a nossa equipe pouco antes de lotar a plateia do palco R com uma palestra sobre conceitos de filosofia aplicados ao marketing

Acredito que o mercado pede uma profissionalização cada vez maior. Por exemplo: como eu transito entre os três mundos, de empreendedorismo, influência e de marketing? Acho que o marqueteiro tem que ser mais influenciador e mais empresário, assim como o influenciador tem que ser mais marqueteiro e mais empresário, também. Num mercado em tanto crescimento, cada vez mais competitivo, só vai ficar quem realmente for profissional”, destacou Matte.

Ainda segundo a empresária, os criadores de conteúdo precisam focar na transformação que seus produtos causam no consumidor, além de pensar de maneira estratégica, no longo prazo.

As cifras do marketing digital são muito tentadoras, mas não adianta ser uma pessoa de um lançamento só. Quem pensa em carreira, daqui a 20 anos ainda vai estar falando e sendo relevante. Eu sempre pensei em carreira, então tem 12 anos que estou na ativa e sinto que nem cheguei no topo.” — Isabela Matte

isabela matte fire festival 2022 ok

Outro fenômeno do empreendedorismo digital que esteve nos palcos do FIRE Festival foi o americano Dan Fleyshman. Considerado o fundador mais jovem de uma empresa de capital aberto da história, ele tinha apenas 23 anos quando lançou a marca de energéticos “Who’s Your Daddy“. Em sua palestra, Fleyshman deu uma verdadeira aula sobre como construir uma marca pessoal forte. 

Sendo você uma empresa grande ou pequena, a ideia por trás do branding é a mesma: criar conteúdo consistentemente. Faça vídeos e fotos que mostram exatamente o que é o seu negócio e como ele funciona: o estoque, as reuniões, a loja, a fábrica, os clientes… Mostrar a vida real faz com que as pessoas se sintam incluídas. Assim, seus clientes se tornam fãs”, explicou Fleyshman em entrevista à equipe d’O Novo Mercado. 

Empreendedores que pensam em escalar seus negócios também tiveram a oportunidade de conferir, no evento, novidades na área de recursos humanos. Um painel com a global CHRO da Hotmart, Olivia Gryschek, e a cofundadora e CEO da plataforma de RH Solides, Mônica Hauck, discutiu como uma cultura organizacional forte pode contribuir para o desenvolvimento dos colaboradores, e como a tecnologia vem ajudando as empresas nesse processo. “O RH tradicional resistia ao uso de tecnologia, mas isso mudou com a pandemia. Hoje, o RH é digital. Essa grande transformação imprimiu uma nova forma de fazer gestão de pessoas, porque o trabalho mudou também. Não tem como uma empresa acompanhar essas mudanças no mercado de trabalho de forma analógica”, diz Hauck.

Economia Criativa e o Poder da Internet

Quem também palestrou no palco Innovation durante o FIRE Festival foi Nathalia Cavalieri, General Manager da Hotmart. Segundo ela, a internet permite que pessoas dos mais variados perfis e com as mais diversas habilidades vivam de suas paixões, e a expansão do leque de produtos digitais que ocorreu nos últimos anos mostra o quanto o mercado se profissionalizou.

Em 2015, praticamente só se falava de cursos online e livros digitais. Hoje, muitas pessoas estão monetizando seus conteúdos com webinários pagos, mentorias online, comunidades exclusivas para assinantes, entre outros formatos. O que a gente vê de tendência é que cada vez mais existe um público consumidor interessado em pagar por uma variedade muito maior de conteúdo digital”, diz Cavalieri. 

Para a lançadora profissional Priscila Zillo, que estreou este ano como palestrante do FIRE Festival, o mercado digital vem passando por grandes transformações nos últimos anos, e quem deseja se destacar nesse meio precisa se preocupar cada vez mais com a qualidade dos produtos que oferece. 

A gente viveu uma grande era no digital onde era muito fácil vender absolutamente qualquer coisa. As pessoas ficaram felizes e isso foi bom para o mercado. Por outro lado, com o tempo, isso se tornou um problema para quem não se profissionalizou e focou apenas na aquisição de clientes. Vender é muito importante, mas é fundamental se preocupar com o produto. Marketing bom nenhum salva produto ruim no longo prazo”, alerta.

O CEO e fundador d’O Novo Mercado, Ícaro de Carvalho, reuniu cerca de quatro mil pessoas em sua palestra, na primeira noite do evento. No palco, Ícaro expôs os principais desafios e medos de quem deseja empreender no digital, mas garantiu que é possível vencê-los, usando como exemplo a sua própria trajetória no comando da empresa. “As pessoas acham que é preciso uma condição perfeita para que elas deem o primeiro passo. Mas perfeição não existe, o que existe é começar com aquilo que você tem em mãos”.

icaro carvalho fire festival 2022

Ícaro destacou ainda que a internet segue sendo “o melhor mercado de trabalho do mundo”, porque é acessível e elimina burocracias, permitindo que qualquer pessoa comece a trabalhar imediatamente. A resiliência, no entanto, é fundamental para quem deseja ser bem sucedido no digital. “Às vezes demora um pouco. É importante entender que, como qualquer carreira, é preciso esforço, mas uma hora dá certo”.

Retorno comemorado

Depois de um hiato de dois anos, devido às restrições impostas pela pandemia, o FIRE Festival 2022 teve um sabor ainda mais especial. 

Eu vim da última vez para assistir às palestras, e agora tive a honra de voltar pisando no palco. É muito gratificante, e fico feliz que todo mundo saiba o quão forte é a experiência de estar aqui, de poder encontrar os grandes nomes e fazer networking com as pessoas”, comemorou Priscila Zillo. 

O último dia do Fire Festival no palco Innovation começou com uma palestra da dupla de criadoras de conteúdo Gilda e Sônia, que encabeçam o perfil Avós da Razão. Com muito humor, elas falaram sobre os desafios do etarismo e da importância da autenticidade nas redes sociais. 

Na sequência, Rachel Maia contou um pouco da sua trajetória como líder de algumas das maiores marcas de luxo do mundo. O empresário Thiago Nigro foi o último a se apresentar, trazendo conceitos de empreendedorismo e marketing digital.

Os participantes se despediram do FIRE Festival com uma festa na tarde de sábado, que contou com atrações musicais de vários estilos e outras performances artísticas. A edição de 2023 já foi confirmada pela Hotmart.

Confira abaixo a cobertura completa e exclusiva do Fire Festival 2022 produzida pelo time de conteúdo d´O Novo Mercado: