Plataforma terá feed personalizado alimentado por IA
13 anos depois de criarem o Instagram, os cofundadores do aplicativo de mídia social mais baixado do mundo anunciaram o lançamento de seu novo empreendimento, o Artifact. A nova plataforma funcionará como um feed de notícias personalizado, alimentado por inteligência artificial.
Kevin Systrom e Mike Krieger, que deixaram o Facebook (atual Meta) em 2018 em meio a tensões com a empresa controladora, compartilharam o lançamento no Instagram.
Os engenheiros de software explicaram que o Artifact vai exibir um feed inicial de artigos populares escolhidos entre uma variedade de publicações. Quando uma pessoa clica em uma notícia, o aplicativo passa a mostrar a ela posts semelhantes, à medida que aprende mais sobre suas preferências de leitura. O funcionamento do algoritmo é semelhante ao do TikTok, que ficou famoso por oferecer recomendações extremamente precisas aos usuários.
Por enquanto, o aplicativo está em fase de testes e oferece dois recursos: um feed com artigos postados por pessoas que você segue, com espaço para comentários, e uma caixa de entrada para mensagens privadas, onde é possível discutir artigos em particular.
O lançamento do Artifact é mais um exemplo de como a IA tem desempenhado um papel cada vez maior na forma como as pessoas consomem conteúdo. Ao contrário de outras plataformas sociais que tentam manter uma postura mais isenta, Systrom afirmou que o Artifact fará uma análise rigorosa dos conteúdos postados e que notícias falsas não terão espaço no aplicativo.
Ainda segundo ele, a entrada de pessoas no Artifact está acontecendo de maneira gradual. Os interessados já podem se cadastrar no site para entrar em uma lista de espera.