Atualização promete banir geração de conteúdos impróprios e estimular usuários a formarem opinião própria
Se você acompanha as notícias do mercado digital, com certeza já ouviu falar no ChatGPT. Lançado em 2019 pela OpenAI, o chatbot ganhou destaque nas últimas semanas pela capacidade de redigir textos e responder perguntas complexas. Agora, a desenvolvedora do algoritmo anunciou uma novidade que deve deixar a ferramenta ainda mais confiável: uma nova modelagem promete entregar respostas mais personalizadas e com diferentes pontos de vista sobre cada assunto.
A ideia é que os usuários passem a ter acesso a mais linhas de pensamento e que as respostas dadas pelo chatbot não sejam classificadas como verdades absolutas, como acontece atualmente. O robô precisará passar por três fases de treinamento para conseguir entregar conteúdos personalizados.
A primeira delas será baseada em dados da internet, que mudam constantemente. Na segunda etapa, o treinamento vai envolver revisores humanos, que vão direcionar o algoritmo sobre como agir ao receber perguntas impróprias. A última fase de aperfeiçoamento deve acontecer a partir do refinamento feito pelo próprio público, a partir de feedbacks.
Com a atualização, pedidos suspeitos – como a criação de conteúdos adultos ou violentos – não serão mais atendidos. No caso de questões polêmicas, o ChatGPT será orientado a responder exibindo resultados de várias perspectivas diferentes, para que o usuário forme sua própria opinião.
Ainda não se sabe se a novidade ficará disponível para todos os usuários ou apenas para assinantes da versão Plus.