O que você está procurando?

SOU ALUNO

Briefing: o que é e como fazer um corretamente

Um projeto de marketing costuma contar com profissionais de diferentes áreas. Dessa forma, a boa comunicação entre equipes e com o cliente é fundamental para garantir o resultado esperado. E se eu te falasse que é justamente aí que muitas pessoas erram?

Sim. A criação de um bom briefing é uma das maiores dificuldades de quem trabalha na área, e essa deficiência gera retrabalhos e desgastes. Pense que esse documento é o manual de instruções para realização de um trabalho. Portanto, precisa estar abastecido de todos os detalhes necessários.

Neste artigo, vamos esclarecer o que é briefing e como fazer um. Continue a leitura e evite perda de dinheiro e energia na hora de atender um cliente ou passar demandas para outro profissional.

O que é Briefing?

O briefing é um documento com informações necessárias para prestação de um serviço. Para um projeto de marketing, pode-se criar um guia para fazer uma campanha paga ou um carrossel para o Instagram.

A criação e envio podem ocorrer em reuniões ou trocas de e-mails. Isso acontece entre quem contrata e quem é contratado para fazer um plano, projeto ou ação. Sendo assim, o dossiê precisa identificar o problema, a intenção, o cenário e as ações, diagnosticá-los com precisão para alcançar a solução. 

O primeiro passo para qualquer projeto de sucesso é traçar um plano estratégico, por isso a necessidade de “botar no papel” os planos. É essencial ter informações sobre a meta, objetivos, prazos e orçamentos de algo, como um produto, site, ação ou desenvolvimento de marca.

Por que o briefing é importante

Aqui está a questão: por que você precisa de um pedaço de papel para algo tão criativo como o marketing? A resposta é que o briefing é o alicerce de qualquer projeto. Aqui está o porquê:

  1. Direcionamento claro;
  2. Evita mal-entendidos;
  3. Economiza tempo e dinheiro;
  4. Mede o sucesso;

A melhor maneira de entender como um briefing bem definido pode ajudar a sua empresa é vê-lo em ação. Vamos explorar alguns exemplos de como esse documento pode ser utilizado:

  1. Campanha de Publicidade: vamos supor que uma empresa deseja lançar um novo produto. O briefing completo inclui informações detalhadas sobre o produto, público-alvo, objetivos de vendas e até mesmo os concorrentes. Com base nisso, a equipe de marketing cria anúncios que ressoam com o público, resultando em um aumento nas vendas.
  2. Lançamento de Produto: imagine que você está lançando o smartphone mais inovador do ano. O briefing detalhado explica como o produto é diferente dos concorrentes, quem é o público-alvo e como deve ser apresentado. Toda a estratégia de lançamento é construída com base nessas informações.
  3. Marketing Digital: uma marca de roupas deseja expandir sua presença nas redes sociais. O briefing inclui metas específicas, como aumentar o número de seguidores e melhorar o engajamento. Com essas informações em mãos, a equipe de mídia social cria conteúdo direcionado que atrai mais seguidores e aumenta o envolvimento do público.

Como fazer Briefing?

Criar um briefing é uma parte essencial do processo de comunicação entre um cliente e uma equipe de projeto. Por mais que não exista uma estrutura padrão para esse documento, destacamos abaixo os tópicos que não podem faltar:

  1. Informações Gerais:

2. Descrição do Projeto:

3. Objetivos e Resultados Esperados:

4. Mensagem e Tom:

5. Restrições e Limitações:

6. Referências e Inspirações:

7. Aprovações e Processo de Revisão:

8. Prazos e Cronograma:

Roteiro de perguntas para criar um briefing completo

Criar um briefing completo para um projeto é a mesma coisa de saber fazer boas perguntas. É preciso extrair do cliente informações relevantes sobre a empresa e os produtos ou serviços, assim como entender quais resultados ele espera. Para isso, separamos algumas perguntas estratégicas:

1. Como a empresa começou?

Essa é a pergunta inicial e crucial. Ela descobre a história do cliente e ajuda a conhecer a marca, proporcionando a criação de um storytelling envolvente para a campanha em questão.

2. Qual é o objetivo com o projeto?

Entender os objetivos do seu cliente é essencial para alinhar as estratégias e garantir que todos estejam na mesma página. Esta pergunta também ajuda a determinar se o cliente compreende o potencial do marketing digital ou dos serviços em questão para sua empresa.

3. Quais são os produtos ou serviços oferecidos?

Você precisa entender o que o seu cliente vende. Anote as palavras-chave e preste atenção à maneira como ele descreve seus produtos ou serviços, pois isso pode ser usado em postagens e campanhas.

4. Em quais redes sociais o cliente está presente?

Identificar em quais redes sociais o cliente já experimentou é importante. Isso ajuda você a determinar quais plataformas são mais adequadas para alcançar os objetivos dele e qual é o estilo dele em cada uma.

5. Como você gostaria de ser visto nas redes sociais?

Identificar os valores e princípios do cliente é fundamental. Isso permite que você humanize a presença nas redes sociais e traduza os desejos do cliente em posicionamento.

6. Quais são os concorrentes ou referências?

Analisar os concorrentes ou perfis de referência do cliente é essencial para aprender com acertos e erros. Essa informação ajuda na estratégia e na diferenciação.

7. O que o seu produto ou serviço transforma na vida dos clientes?

Esta pergunta ajuda a entender os desejos do público-alvo do cliente. Conhecer as transformações que o produto ou serviço proporciona ajuda na escolha das palavras-chave certas.

8. O que você não gosta em campanhas de marketing?

Saber o que o cliente não gosta ajuda a moldar a estratégia, especialmente em relação ao que ele deseja transmitir na sua comunicação. É uma maneira de evitar o que não funciona.

A habilidade de criar briefings é utilizada em diversas áreas do marketing, especialmente aquelas que mais lucram. Quer saber qual é? Então confira também o artigo sobre mercado de infoprodutos!

Autor

Artigos relacionados

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e recomendar produtos e conteúdos de seu interesse em nossos sites e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você concorda com estas condições e com nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.

ENTENDI