Instituições financeiras online são utilizadas por 43% da população
Alguns anos atrás, a chegada dos primeiros bancos digitais ao país despertou a desconfiança de muitos brasileiros. Ao que tudo indica, no entanto, o jogo virou. As instituições financeiras online caíram no gosto do público e hoje, segundo uma pesquisa realizada pelo Finder, o Brasil é o país com mais contas em bancos digitais no mundo.
De acordo com o estudo, 43% dos brasileiros possuem uma conta digital atualmente, e a expectativa é que esse índice chegue a 57% até 2027. A Indonésia aparece em segundo lugar no ranking, com 26% dos habitantes sendo titulares de pelo menos uma conta digital. Na sequência aparecem Irlanda (22%), Singapura (21%) e Hong Kong (20%).
Como já era de se esperar, a adesão aos bancos digitais é maior entre os mais jovens: 89% das pessoas entre 20 e 29 anos preferem utilizar os serviços dessas instituições. Mas o número entre pessoas acima dos 40 anos também surpreende, com 67% dos entrevistados priorizando os bancos digitais.
Uma outra pesquisa recente, encomendada pela Akamai, revelou que os bancos digitais cresceram 61% no Brasil entre 2021 e 2022. Especialistas acreditam que o fenômeno se deve a fatores como a pandemia, que acelerou a digitalização de processos em todo o mundo, e também às estruturas menos burocráticas dos bancos digitais, que oferecem serviços com isenção de tarifas e praticidade para abrir as contas.