Quantas histórias cabem no feed? Para os brasileiros, manter a rotina de produção e consumo de conteúdos nas plataformas digitais rendeu o 3º lugar no ranking de países que mais consomem redes sociais no mundo. Este dado é fruto de um levantamento da Comscore e revela que, na América Latina, ocupamos a 1ª posição, com mais de 130 milhões de pessoas conectadas.
Na prática, a pesquisa mostra que temos passado cada vez mais tempo nas redes sociais. Isso representa um aumento de 31% em comparação ao ano anterior. Entre as redes mais usadas, estão o YouTube, Facebook e Instagram, com alcance de 96,4%, 85,1% e 81,4%, respectivamente. O Tiktok aparece logo na sequência e chama a atenção por sua rápida evolução nos últimos meses.
Juntos, Facebook, Twitter e Instagram somaram mais de 10 milhões de conteúdos produzidos e 230,8 milhões de compartilhamentos pelos usuários, de janeiro a dezembro de 2022. Além disso, o Instagram se mantém como a plataforma com o maior compartilhamento de ações entre marcas e criadores de conteúdo.
Vida, influência e negócios
A análise “Tendências de Social Media 2023” traz uma sessão sobre o mercado de influenciadores digitais. Os resultados do levantamento mostram que o engajamento dos conteúdos produzidos por eles permanece alto. Somados, os influenciadores representam 59% total do engajamento gerado nas redes em 2022 e 9% do total de publicações no mesmo ano.
A tendência de crescimento permanece ativa e faz parte dos projetos pessoais de muitos brasileiros, como é o caso da empresária e influenciadora digital de maternidade, Thanandra Torres, que viu sua vida profissional ser transformada, aos poucos, pelo universo das redes sociais e hoje já acumula mais de 100 mil seguidores no Instagram e vários produtos digitais que faturam 6 dígitos.
“Comecei apenas compartilhando meu dia a dia, despretensiosamente, há 11 anos. Mas depois do meu segundo filho, há 4 anos, com uma audiência fiel e estabelecida organicamente, decidi que era hora de fazer dinheiro por aqui. Larguei meu emprego formal e comecei a trabalhar como influenciadora, principalmente com publicidades para marcas no meu Estado (Espírito Santo). E em 2020, percebi que todo o meu conteúdo de maternidade poderia me render mais dinheiro e ajudar as pessoas em um outro nível, se fosse oferecido em outros formatos. A partir da aula 130 d’O Novo Mercado, minha cabeça foi totalmente transformada e me fez chegar até aqui.”
Thanandra permanece influenciando sua audiência com publicidades de marcas de moda, produtos para casa e maternidade e já tem uma esteira de produtos próprios nas áreas de maternidade, casamento e até emagrecimento que geram receitas superiores a 100 mil reais.
Casos como o dela se repetem em todas as regiões do Brasil e mostram que o levantamento feito pela Comscore reflete o que já vivemos no dia a dia das redes. Estamos cada vez mais conectados e não vamos parar.