Definir um nicho de mercado pode ajudar a alavancar suas vendas e construir sua reputação. Saiba como definir seu nicho de mercado.
O que é Nicho de Mercado?
Nicho de mercado é um recorte de um segmento de consumo, definido por suas próprias necessidades e preferências. As particularidades desse segmento faz com que o nicho se torne único, fazendo com que ainda haja muitas oportunidades dentro desse segmento onde ele está inserido.
Entretanto, antes de entender o que é nicho de mercado, devemos definir o que é segmento de consumo.
Por exemplo: dentro do segmento de calçados femininos podem existir diversos nichos, como sapatos para mulheres veganas.
Por fim, um nicho de mercado não significa um mercado pequeno, mas envolve um público-alvo específico, demandas particulares e define uma oferta especializada, o que pode trazer bons resultados para o seu negócio.
Como funciona a escolha do Nicho de Mercado?
Primeiramente, é preciso que o seu negócio ou a sua empresa não se preocupem só com o que vão produzir, mas também para quem vão produzir. Portanto, identificar a procura é muito importante para o sucesso da oferta.
Sendo assim, o público-alvo pode ser entendido como os consumidores específicos que você busca atrair e manter, dentre os compradores reais e potenciais de um produto e ou serviço.
Portanto, para conquistar este objetivo é necessário perceber oportunidades, conhecer as necessidades e desejos dos clientes e criar serviços diferenciados e customizados que atendam a esta parcela específica do mercado.
Por outro lado, se a oferta apresenta produtos generalistas, sua provocação da necessidade atingirá um grande número de consumidores que, por sua vez, também receberão milhares de provocações da sua concorrência.
Dessa forma, a especialização através da definição do nicho de mercado se mostra como uma das mais importantes formadoras de preferência na decisão de compra.
Qual a importância de definir o Nicho do Mercado?
De fato: a importância de definir o nicho de mercado se dá porque ela permite conquistar que a empresa se posicione como a marca preferida para um público específico.
Sendo assim, a empresa não só estabelece sua credibilidade sobre os generalistas concorrentes, como também resulta em um negócio mais focado, desde sua proposta até seu marketing de conteúdo.
Portanto, a escolha de um nicho oferece ao fornecedor uma vantagem competitiva desde o início.
Por exemplo: lançar um produto genérico em um segmento de consumo populoso é a promessa de uma dura batalha contra a concorrência estabelecida.
Por outro lado, focar em um nicho de mercado pode ajudar, no curto prazo, a oferta: o produto não precisa ser integralmente diferente, mas tem o compromisso de atender uma demanda específica de consumo.
Por fim, conhecer profundamente um segmento de consumo de interesse é imprescindível para tentar antecipar o surgimento de novos nichos.
Quais as vantagens de definir um Nicho de Mercado?
As vantagens de definir um nicho de mercado são muitas: primeiramente, há pouca ou nenhuma concorrência dentro do segmento no qual o nicho está inserido.
Em segundo lugar, as demandas são claras, o que reduz as dúvidas na hora de decidir o que produzir.
Além disso, a produção de conteúdo e todos os esforços de comunicação podem ser canalizados para esse recorte específico de consumidores. Essa é uma importante vantagem do nicho de mercado em relação ao público geral.
Por fim, quem promove a oferta da solução específica é virtualmente líder do mercado e, por conta disso, possui o monopólio dos preços, definindo as variações de custo e lucro.
Dessa forma, as margens costumam ser mais altas, uma vez que o consumidor muitas vezes não se importará de pagar um pouco mais para ter a solução específica de sua demanda.
Como escolher um Nicho de Mercado?
Uma vez que encontrar um nicho de mercado (ou antecipar o surgimento de um) e descobrir novos ao longo do tempo é fundamental para construir ofertas de sucesso com objetivo de longo prazo, é preciso saber como escolher um nicho de mercado.
Primeiramente, é compreender as necessidades exclusivas de cada nicho, de forma a segmentar certo público de outros mais genéricos.
De fato: isso torna possível explorá-las e direcionar os investimentos de produção e comunicação diretamente para ele, deixando claro ao consumidor que sua oferta foi especificamente produzida para ele.
É possível escolher seu nicho de mercado através de diversas ferramentas que ajudam na busca por palavras-chave, como o Keyword Planner do Google e o SEMrush, que são as mais famosas.
Dessa forma, é possível compreender as necessidades do público e preparar produtos e serviços que atendam a suas demandas específicas.
Você entendeu como escolher um nicho de mercado? Caso ainda tenha alguma dúvida, comente abaixo para que a gente possa te ajudar.