O que você está procurando?

SOU ALUNO

Google no banco de reservas?

Possível decisão da Samsung impacta o maior buscador da internet

Se a Microsoft vem ganhando cena com o seu – não mais esquecido – Bing, o Google se vê na obrigação de avançar na corrida para voltar ao seu valor de mercado “padrão”. Após rumores de que o Bing pode ser o buscador oficial dos smatphones da Samsung, as ações da Alphabet Inc. caíram 4% nesta semana. 

Toda a movimentação pode estar relacionada com o apoio expressivo que a Microsoft oferece – desde o começo – para a elaboração e aprimoramento dos mecanismos de inteligência artificial, como o investimento na OpenAI, criadora do ChatGPT. 

Na prática, essa especulação pode representar uma perda anual de 3 bilhões de dólares. Enquanto os números permanecem desfavoráveis para a gigante dos buscadores, ela segue tentando entrar na corrida pelo desenvolvimento de sua IA.

No início do ano, o Google chegou a anunciar investimentos em sua IA própria, o Bard. Entretanto, uma série de obstáculos como a coleta imprecisa de dados, fez com que a tecnologia sofresse um prejuízo de 100 bilhões de dólares.

Há, ainda, informações de que, caso a Apple também decida pela substituição do buscador padrão, o Google poderá acumular uma perda de mais 20 bilhões de dólares, com o fim do contrato.

Especialista explica como os valores das ações podem sofrer variações diárias

O analista de investimentos (CNPI), Fábio Holder, explica que o mercado apresenta uma eficiência própria para a precificação das ações de empresas que estão na bolsa. 

WhatsApp Image 2023 04 19 at 19.55.11

“O mercado de capitais é extremamente eficiente em precificar os ativos. Porque o valor de uma empresa nada mais é do que o valor das ações dela que são negociadas no mercado. Tem uma quantidade X de ações emitidas (da empresa) e se você multiplicar essa quantidade pelo valor da ação você chegará no valor da empresa. O fato é que uma empresa vale a capacidade de geração de caixa do futuro dela. Então, todas as informações que são colocadas e aparecem no mercado – seja uma notícia, seja um de resultados reportado pela própria companhia – vai afetar o valor da empresa e o mercado se antecipa a isso. Por mais que não seja necessariamente um fato verdadeiro – no sentido de que vá acontecer rapidamente – o mercado já imputa a probabilidade daquele evento acontecer(…). Então, se uma empresa passa a usar outro tipo de navegador, por exemplo, dentro de um aparelho, isso vai impactar aquela empresa que tinha o navegador antigo. E menos pessoas vão utilizar aquele navegador, gerando menos receita para a empresa. Como é o caso da especulação sobre o Google.”

Para o especialista, ainda é importante apontar que essa “especulação” é realizada diariamente, fazendo com que os cenários se modifiquem de maneira rápida, conforme os direcionamentos e novidades apresentados pelo mercado. 


“Isso é feito diariamente, sobre absolutamente todas as informações novas que são colocadas no mercado. Então, quando a gente tem, por exemplo, um aumento de juros, um aumento de câmbio, uma redução de câmbio ou uma expectativa maior de PIB ou menor de PIB, os valores das ações serão alterados. E é exatamente isso que faz as ações subirem e as ações caírem dentro de um determinado dia”, concluiu Holder.

Autor

Artigos relacionados

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e recomendar produtos e conteúdos de seu interesse em nossos sites e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você concorda com estas condições e com nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.

ENTENDI