O que você está procurando?

SOU ALUNO

Plataformas de streaming anunciam novidades para anunciantes

Spotify e Netflix buscam estreitar laços para garantir receita publicitária

O Spotify anunciou a chegada do Ad Studio, uma plataforma de anúncios com autoatendimento, ao mercado brasileiro. A ferramenta tem o objetivo de tornar a publicidade no mercado de streaming de áudio mais acessível, e permite que pequenos e médios empreendedores criem seus próprios anúncios e os veiculem para os mais de 500 milhões de usuários da plataforma no mundo.

Os anunciantes podem exibir anúncios em formato de áudio, com 30 segundos ou menos, ou de vídeo na horizontal. A plataforma também permite subir suas peças publicitárias, prever impressões, alcance e estimativas de frequência com base no público-alvo e gerenciar todos os relatórios de campanha.

Spotify Ad Studio

Só no Brasil, estima-se que o Spotify tenha mais de 38 milhões de usuários ativos. Com a ferramenta, as empresas podem divulgar seus produtos e serviços de forma simples e automática, segmentando os anúncios de acordo com a região e os interesses do público. “A segmentação ajuda a direcionar os anúncios de forma mais assertiva, fazendo com que o conteúdo entregue tenha maior chance de aderência. Com um cenário cada vez mais competitivo, ter um anúncio digital bem elaborado e estrategicamente direcionado faz toda diferença em uma campanha de marketing. Vale ressaltar também que alguns estudos do Spotify indicam que veicular ambos os formatos – áudio e vídeo – pode aumentar o recall de anúncios em 90%, o que resulta em um aumento de 2,2 vezes mais o reconhecimento das marcas”, diz José  Melchert, diretor de Vendas do Spotify Brasil.

Segundo o relatório de adoção de Streaming Global do Finder, uma consultoria australiana que mensura os 18 principais mercados de streaming do mundo, o Brasil ocupa o segundo lugar no número de pessoas com pelo menos um serviço de streaming. Para se ter uma ideia, cerca de 75% dos usuários de internet no Brasil (122 milhões de pessoas) são ouvintes de áudio digital, e essa taxa deve chegar a 80% até 2026. “Esse crescimento também vai impactar o número de ouvintes do Spotify, que hoje tem mais de 500 milhões de usuários ativos. É um mercado em expansão e de grande potencial, por isso queremos apoiar os anunciantes sobre a melhor forma de interagir com as pessoas”, explica Melchert.

Um estudo apresentado pelo próprio Spotify trouxe curiosidades sobre o engajamento dos ouvintes da plataforma. Segundo a pesquisa, um em cada cinco usuários já procurou uma marca ou produto depois de ouvir um anúncio no Spotify, e 30% disseram que provavelmente comprariam um produto ou serviço sobre o qual ouviram falar na plataforma de áudio.

O investimento do Spotify em ferramentas que facilitem a vida dos anunciantes faz sentido, já que 60% dos usuários da plataforma estão na modalidade gratuita, que é sustentada justamente pela receita publicitária. Para desenvolver o Ad Studio, a empresa levou em consideração o estudo Sonic Science, que concluiu que 75% dos ouvintes estão abertos a ouvir um anúncio em sua programação, desde que ele esteja de acordo com as tarefas que estão fazendo.

Segundo Melchert, o Spotify deseja explorar as possibilidades que o Brasil, uma “potência criativa no áudio”, apresenta. “Investimos cada vez mais em tecnologia e ferramentas inovadoras que otimizam tempo, como Spotify Ad Studio. Vamos analisar como o mercado brasileiro irá se adaptar ao novo recurso e, a partir disso, entender as próximas necessidades dos anunciantes”, conclui.

Netflix fecha parceria para evitar fraudes em anúncios

Quem também vem tentando estreitar laços com os anunciantes é a Netflix. A plataforma fechou uma parceria com a empresa de métricas digitais DoubleVerify para mensurar a performance dos anúncios veiculados, e o serviço agora está disponível para todos.

zL2njraXIib5V hWdFq0hgHVNM hdJG OgHVrjlBoLoJiGZauaNKPuiXhP2lzmw4DOJeoMTSNScZmwA09V9gw19QkcZiFPFgJ31ozZhlA9sXykOYp

De acordo com um comunicado da DoubleVerify, a parceria tem o intuito de garantir que as peças publicitárias exibidas na plataforma fiquem protegidas contra fraudes. A tecnologia da Double Verify mede a visibilidade dos anúncios e garante que eles sejam vistos por pessoas reais, e não por bots.Em um comunicado, o CEO da DoubleVerify, Mark Zagorski, disse que a parceria “garante que as campanhas da Netflix atendam aos padrões de qualidade essenciais, que geram os melhores resultados”, e que a empresa está comprometida “em fornecer produtos de medição de qualidade inovadores, credenciados e independentes, o que maximiza o desempenho da publicidade”. Entramos em contato com a Netflix, mas ainda não tivemos retorno.

Autor

Artigos relacionados

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e recomendar produtos e conteúdos de seu interesse em nossos sites e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você concorda com estas condições e com nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.

ENTENDI