O que você está procurando?

SOU ALUNO

Meta investe em ferramenta de combate à pornografia infantil

Programa permite que usuários denunciem e peçam a remoção de imagens impróprias de menores de idade.

Controladora de algumas das redes sociais mais usadas no mundo, a Meta financiou uma ferramenta para ajudar no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes na internet. O “Take It Down” é um serviço gratuito, e foi criado pelo Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas (NCMEC, na sigla em inglês).

O recurso permite que os usuários enviem denúncias anônimas e removam fotos e vídeos de menores de 18 anos que contenham nudez ou teor sexual explícito. Segundo o NCMEC, a Meta forneceu o financiamento inicial para construir a infraestrutura do programa, que foi lançado no fim de dezembro e já recebeu mais de 200 denúncias.

Além do Instagram e do Facebook, que são controlados pela Meta, as plataformas Pornhub, OnlyFans e a rede social francesa Yubo também fecharam parceria com o “Take It Down”.

Além de financiar o programa, a Meta anunciou novos recursos para proteger menores que usam suas redes sociais. Uma das ferramentas permite que adolescentes bloqueiem e denunciem contas de adultos suspeitos. As outras plataformas que aderiram ao programa também anunciaram medidas para prevenir e remover conteúdo explícito de menores.

meta seguranca

Como funciona a ferramenta?

De acordo com o site do Take It Down, para fazer a denúncia, os usuários precisam salvar em seu dispositivo a foto ou vídeo em questão. O conteúdo é usado para gerar um “hash”, uma espécie de impressão digital exclusiva que pode ser fornecida às plataformas que aderiram ao programa para que elas consigam identificar o material e removê-lo.

Segundo a CEO do NCMEC, Michelle DeLaune, o sistema foi criado porque “muitas crianças estão enfrentando essas situações desesperadoras”. “Nossa esperança é que as crianças conheçam esse serviço e sintam uma sensação de alívio por existirem ferramentas para ajudar a retirar as imagens”, disse.O Take It Down foi desenvolvido para que menores de idade possam denunciar imagens e vídeos de si mesmos, mas adultos que eventualmente aparecerem em algum conteúdo produzido quando tinham menos de 18 anos também podem usar o serviço. Pais e responsáveis também podem fazer denúncias em nome de crianças.

Autor

Artigos relacionados

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e recomendar produtos e conteúdos de seu interesse em nossos sites e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você concorda com estas condições e com nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.

ENTENDI