O que você está procurando?

SOU ALUNO

Google anuncia novas tecnologias de IA para e-commerce

Inteligência Artificial pode auxiliar comerciantes e empresários do segmento a tornar seus negócios mais eficientes

A pandemia mudou radicalmente a forma como as pessoas se relacionam, trabalham e consomem. O isolamento social impulsionou as vendas online em todo o mundo, e a expectativa é que elas cresçam 11,3% entre 2022 e 2025 (no Brasil, líder do ranking, a projeção de crescimento é de 20,7% no período).

Nesse cenário, é natural que comerciantes e empresários do segmento queiram se antecipar para atender cada vez melhor às demandas dos clientes, e que as empresas de tecnologia também trabalhem para tornar o segmento ainda mais competitivo. 

Foi pensando nisso que o Google Cloud desenvolveu quatro novas tecnologias de Inteligência Artificial para quem trabalha com comércio virtual. As novidades foram anunciadas no NRF 2023 Retail’s Big Show, em Nova York. Segundo a vice-presidente de soluções de varejo e consumidor do Google Cloud, Carrie Tharp, as novas ferramentas de tecnologia, como inteligência artificial e machine learning, vão ajudar os futuros líderes do varejo a enfrentar os desafios do setor, tornando seus negócios mais eficientes, atraentes e menos expostos às oscilações do mercado.

Veja quais foram as novidades anunciadas pelo Google e como elas prometem impactar o e-commerce:

Vitrines personalizadas

O AI-Powered Browse promete transformar a experiência de compra digital. A novidade – que faz parte da solução Discover AI for Retailers – usa machine learning para definir a ordem ideal de produtos no e-commerce de uma loja quando os consumidores escolhem uma categoria específica.

Segundo o Google, o recurso oferece uma curadoria automática de produtos, otimizando a exibição dos itens para aumentar as chances de venda. A função já está disponível para varejistas de todo o mundo e com suporte em 72 idiomas, incluindo português.

Verificação de prateleiras

Quem tem uma loja física sabe o quanto a função de reabastecer as prateleiras pode ser trabalhosa. A nova solução do Google, batizada de AI-Powered Shelf Checking, promete ajudar os comerciantes a identificar os pontos que precisam ser reabastecidos. A ferramenta é alimentada por dois modelos de machine learning, um reconhecedor de produto e um identificador de etiqueta — e permite que itens de todos os tipos sejam identificados em escala, baseados apenas em seus recursos visuais. A tecnologia deve ser disponibilizada nos próximos meses.

Recomendações melhores

O Google Cloud anunciou duas atualizações para a Recommendations AI, ferramenta que usa machine learning para recomendar produtos aos compradores. Um dos recursos permite que a loja virtual escolha quais painéis de recomendação de produtos devem ser exibidos para cada consumidor, aumentando o engajamento e as possibilidades de venda. O recurso de otimização de receita, por sua vez, tem o objetivo de oferecer melhores recomendações de produtos, aumentando a receita por sessão de usuário. 

Resultados de pesquisa e navegação mais personalizados

Uma pesquisa realizada pelo próprio Google Cloud revelou que 75% dos consumidores dão preferência a marcas que personalizam as interações que os impactam, e 86% desejam marcas que entendam seus interesses e preferências. Foi com base nisso que a empresa apresentou uma nova ferramenta que personaliza os resultados do consumidor enquanto ele navega no site de um varejista. 

A tecnologia é capaz de reconhecer um padrão de produto para cada usuário, movendo os itens que se enquadram nesse perfil para o topo da pesquisa. De acordo com o Google Cloud, os resultados são baseados apenas nas interações no e-commerce e não possuem vínculo com a atividade das contas dos usuários no Google.

Veja a opinião da especialista em e-commerce e professora d’O Novo Mercado Sabrina Nunes sobre as novas tecnologias que estão surgindo no varejo digital.

Autor

Artigos relacionados

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e recomendar produtos e conteúdos de seu interesse em nossos sites e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você concorda com estas condições e com nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.

ENTENDI