Plataforma está expandindo ferramentas para evitar acesso de menores de idade a vídeos impróprios
O TikTok disponibilizou novas ferramentas para evitar que menores de idade tenham acesso a conteúdos adultos na rede. A partir de agora, os criadores terão a opção de impedir que adolescentes com menos de 18 anos assistam a vídeos na plataforma caso entendam que o material é, por exemplo, sexualmente sugestivo.
Atualmente, os criadores podem compartilhar esses vídeos, mas eles não são recomendados nas páginas dos usuários. Com isso, o TikTok afirma que impediu que mais de um milhão de conteúdos desse tipo chegassem a contas de adolescentes no último mês.
Em outubro, a empresa já havia anunciado que os criadores teriam acesso a recursos de restrição de idade para transmissões ao vivo, mas agora a funcionalidade vai passar a valer também para os vídeos regulares que são postados na rede.
O TikTok afirmou em um comunicado que as diretrizes da comunidade continuam as mesmas, e que qualquer conteúdo que as viole – como vídeos contendo nudez explícita – seguirá sendo removido da plataforma.
As ferramentas que ajustam o alcance de determinados conteúdos podem ajudar a resolver algumas das preocupações – especialmente de pais de adolescentes – sobre a exibição de vídeos impróprios. É sempre importante reforçar, no entanto, que a nova funcionalidade não garante que menores não terão acesso a conteúdo adulto. A melhor forma de fiscalização, portanto, segue sendo aquela feita pelos pais e responsáveis.