O que você está procurando?

SOU ALUNO

As tendências do TikTok para 2023

Relatório aponta comportamentos que devem guiar estratégia de criadores e marcas no próximo ano

Não há dúvidas de que, nos últimos dois anos, poucas plataformas exerceram mais influência sobre o público do que o TikTok. A rede social chinesa deu origem a uma nova forma de produzir e consumir conteúdo, e transformou a maneira como as pessoas descobrem músicas, filmes, influenciadores, e por aí vai.

A poucos dias do fim do ano, o TikTok lançou o relatório “What’s Next 2023”. O documento reúne tendências para ajudar os profissionais de marketing a entender quais devem ser os desejos e necessidades dos consumidores no próximo ano e como isso pode impactar a estratégia dos criadores, dentro e fora do aplicativo.

De acordo com a chefe global de Marketing de Negócios do TikTok, Sofia Hernandez, em 2023 o TikTok será usado como uma ferramenta para ajudar as pessoas a encontrar “novas maneiras de alcançar o sucesso, a felicidade e o bem-estar”. Veja as principais tendências apontadas no relatório.

Entretenimento acionável

A curadoria de conteúdos no TikTok é feita com base no que os usuários consideram divertido. Isso significa que, quanto mais engraçadas ou personalizadas são as peças publicitárias, maiores as suas chances de fazer sucesso. 

As marcas podem se aproveitar disso criando conteúdos sutis, em vez de anúncios explícitos. Por exemplo, ao fazer um tutorial de como cuidar de um tipo específico de cabelo, o criador pode falar sobre como é difícil encontrar bons produtos. A tendência é que o público se identifique com aquela dor e, assim, seja influenciado a comprar o produto que aparece no vídeo. Outra dica é usar técnicas de edição que deixem os vídeos mais dinâmicos, para prender a atenção dos espectadores.

Abrindo espaço para a alegria

De acordo com o relatório, 50% dos usuários do TiKTok afirmam que se sentem mais felizes ao usar a plataforma, e quatro em cada dez dizem que se sentem mais motivados a fazer uma compra quando consomem algum conteúdo bem humorado. Por isso, o documento sugere que “em 2023, as mensagens devem se alinhar ao desejo de leviandade da comunidade” e possibilitar aos usuários “abrir mais espaço para a alegria em suas vidas”.

Ideais construídos pela comunidade

As comunidades do TikTok se destacam das demais por serem muito específicas, o que as ajuda a prosperar em escala. Segundo o relatório, o TikTok tem 1,8 vezes mais chances de apresentar às pessoas novos tópicos que elas não sabiam que gostavam em comparação com as plataformas sociais tradicionais.

O compartilhamento de interesses super nichados ajuda as pessoas a se relacionarem umas com as outras e a construírem comunidades extremamente engajadas. Para se conectar com os espectadores, portanto, o TikTok sugere que as marcas explorem nichos e não tenham medo de ser específicas.

Autor

Artigos relacionados

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e recomendar produtos e conteúdos de seu interesse em nossos sites e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você concorda com estas condições e com nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.

ENTENDI