Modo de tela cheia deve dar mais liberdade aos criadores de conteúdo
O TikTok começou a testar um novo modo de exibição de vídeos na horizontal. A opção está disponível apenas para alguns usuários selecionados, que agora têm a opção de clicar em um botão parecido com o que já existe no YouTube para mudar a orientação do vídeo e exibi-lo em tela cheia.
Depois de o Instagram e o YouTube correrem atrás para se aproximar do TikTok lançando os Reels e os Shorts, respectivamente, agora a rede social chinesa parece fazer o caminho inverso. Com a novidade, o TikTok se aproxima ainda mais do YouTube e oferece aos criadores mais possibilidades de produção de conteúdo.
O especialista em video marketing e professor d’O Novo Mercado Camilo Coutinho diz que a funcionalidade representa uma grande virada de chave no meio comercial. “A ferramenta permite que toda e qualquer campanha seja veiculada no TikTok, já que os anúncios, em sua maioria, são feitos em telas horizontais para a televisão, para o YouTube e para o Facebook”, explica.
No início do ano o TikTok já havia aumentado a duração máxima dos seus vídeos para 10 minutos, e agora, com o modo de tela cheia, permite que os criadores produzam um único vídeo otimizado para todas as plataformas.
Segundo Coutinho, a nova funcionalidade reflete ainda a intenção do TikTok de atrair seguidores de outras redes, e cria novas possibilidades para o aporte de recursos no aplicativo. “É claro que isso é apenas uma previsão, mas não podemos esquecer que essas plataformas, por mais divertidas que sejam, são empresas movidas a dinheiro. O que estamos vendo é o aumento do que já conhecíamos como ‘mil impactos por dia’ com anúncios. Esse é o tamanho do barulho que essa pequena funcionalidade, que pode parecer inocente, começa a fazer no mercado”, conclui.