Aportes em internet 5G serão prioridade, segundo levantamento
A transformação digital tem se tornado uma realidade cada vez mais difundida entre as empresas do país, e engloba não apenas a mudança de processos e de cultura, mas também a incorporação de novas tecnologias para que as organizações se mantenham competitivas e inovadoras.
Um levantamento feito pela IBM em parceria com a Morning Consult entrevistou 4 mil pessoas em cargos de liderança empresarial e mostrou que essa tendência deve continuar em alta em 2023. Segundo o estudo, 78% dos líderes de negócios no Brasil pretendem realizar investimentos em tecnologia este ano.
O índice é maior do que o registrado em países como EUA (77%), Japão (76%), Reino Unido (75%) e Alemanha (73%). O resultado se explica, em parte, pelo fato de esses outros países já estarem mais desenvolvidos em termos tecnológicos, enquanto aqui no Brasil a digitalização dos processos ainda não é uma realidade tão difundida.
De acordo com o levantamento, a necessidade de reforçar a segurança em transações bancárias e a competição crescente com as fintechs têm levado o setor financeiro a realizar grandes aportes em tecnologia no Brasil. Outros setores que têm investido pesado nessa área são varejo – devido à expansão do comércio eletrônico – e serviços, em que a inteligência artificial tem sido cada vez mais utilizada.
O estudo apontou ainda que a internet 5G será o principal foco dos investimentos no Brasil em 2023, mas com uma diferença básica: enquanto nos últimos meses os aportes foram voltados principalmente para a construção das redes, este ano os investimentos devem se concentrar no desenvolvimento de aplicativos para pessoas e empresas. Computação em nuvem, soluções de cibersegurança e internet das coisas também estão entre os principais destinos dos investimentos em tecnologia previstos para este ano.