O que você está procurando?

SOU ALUNO

3 estratégias para quem quer vender serviços com seu Instagram Profissional

O guia definitivo para profissionais autônomos

O uso das redes sociais como ferramentas de negócio remodela a forma que trabalhadores autônomos, como personal trainers, designers ou manicures, comercializam seus serviços.

Nesse sentido, o Instagram Profissional é uma das principais plataformas.

Conforme indicado no The HubSpot Blog’s 2023 Instagram Marketing Report, várias empresas já incorporaram o Instagram em suas estratégias de divulgação.

Com mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais, a rede do Meta é a quarta plataforma de mídia social mais utilizada e o quinto site mais visitado globalmente​​.

Essa vasta base de usuários apresenta uma oportunidade imensa para profissionais autônomos se conectarem com potenciais clientes.

Além disso, o Instagram continua a evoluir, introduzindo novas funcionalidades que podem ser utilizadas para aprimorar a visibilidade e a comunicação com o público​.

Afinal, o cerne de uma estratégia de mídia social bem-sucedida é o relacionamento.

Ao criar conteúdo relevante e interagir com seus seguidores, você estabelece uma conexão mais profunda, o que é vital para convertê-los em clientes​​.

Aqui, você vai entender como ter resultados no Instagram Profissional sem precisar fazer dancinhas para chamar atenção.

E se você deseja aprofundar seus conhecimentos para vender seus serviços na rede, preencha o formulário para baixar o Guia Completo do Instagram Profissional!

Por que profissionais autônomos deveriam usar o Instagram Profissional

O Instagram Profissional é uma extensão do Instagram padrão, desenhada para atender às necessidades de profissionais autônomos, marcas, empresas e criadores de conteúdo.

Esta versão da plataforma oferece uma gama de ferramentas e recursos que podem ser significativamente benéficos para indivíduos que procuram promover seus serviços ou produtos. Confira!

Insights do Instagram

Os perfis profissionais têm acesso ao Instagram Insights, uma ferramenta analítica que permite monitorar o alcance da conta, contas engajadas, contagem total de seguidores e conteúdo compartilhado.

É possível revisar as contas únicas que visualizaram seu conteúdo, incluindo anúncios, reels e vídeos, em um intervalo de tempo específico​.

Impulsionar Publicações

Com um perfil profissional, você pode impulsionar suas postagens para alcançar potenciais clientes em todo o mundo.

É possível selecionar um objetivo, adicionar uma URL e um botão de ação para inscrição, contato ou compra, atingindo públicos relevantes na plataforma​.

Respostas Rápidas

Se sua conta tem milhares de seguidores, é provável que receba várias mensagens e perguntas todos os dias.

A função de respostas rápidas permite criar respostas para perguntas frequentes, economizando tempo e esforço na gestão dessas interações​.

Botão de Contato

Os perfis profissionais podem adicionar um botão de contato dedicado ao perfil, incluindo detalhes de chamada, email e WhatsApp, facilitando a comunicação direta com os seguidores​​.

Instagram Shopping

Ideal para varejistas e usuários que gerenciam sites de e-commerce, essa funcionalidade permite ativar uma aba de loja no perfil e deixar que os visitantes naveguem pelos produtos diretamente no app​​.

Automatização de Conteúdo

Você pode agendar seu conteúdo com antecedência para postar nas horas mais propícias, sem depender de ferramentas pagas para gerenciar suas postagens​.

Adicionar Links nas Histórias do Instagram:

Com uma conta profissional é possível adicionar links às suas histórias, melhorando a experiência dos visitantes ao verificar seus produtos ou serviços​.

Geração de Leads e Insights de Audiência

Diferentemente das contas pessoais, as contas empresariais oferecem ferramentas de geração de leads e insights de audiência, que são cruciais para entender e expandir sua base de clientes.

Como fazer um Instagram Profissional

Quer aproveitar todos os recursos que você acabou de conhecer para conseguir atrair mais clientes pelo Instagram?

Então siga o passo a passo abaixo para descobrir como criar a sua conta profissional.

Como criar um Instagram Comercial do zero

Abra o aplicativo e toque em “Inscreva-se com o e-mail ou número de telefone”. Siga as instruções na tela para criar uma nova conta.

Complete as informações básicas como nome, nome de usuário e senha. É aconselhável escolher um nome de usuário que reflita seu negócio ou marca.

Vá para as configurações do seu perfil, toque em “Conta” e depois em “Mudar para conta profissional”.

Selecione a categoria que melhor descreve seu negócio e siga para a próxima etapa.

Forneça as informações de contato do seu negócio, incluindo o endereço de e-mail, número de telefone e endereço físico, se aplicável.

Complete qualquer outra configuração necessária e certifique-se de que todas as informações fornecidas estão corretas antes de começar a postar.

Transformando o seu perfil no Instagram em um profissional

Acesse seu perfil pessoal existente no Instagram.

Toque no ícone de menu no canto superior direito e selecione “Configurações”.

Toque em “Conta” e depois em “Mudar para conta profissional”.

Escolha a categoria de negócio que melhor se adequa ao seu perfil.

Insira ou atualize as informações de contato de acordo com os detalhes do seu negócio.

Revise todas as informações para garantir que estão corretas e complete qualquer outra configuração necessária.

3 estratégiasa para vender serviços com seu Instagram Profissional

A transição para o Instagram Profissional abre muitas oportunidades para vender seus serviços de maneira mais eficaz e mensurável.

Mas para realmente se beneficiar das funcionalidades que você acabou de conhecer, é preciso otimizar pontos que podem parecer básicos, mas fazem toda a diferença.

Para começar, responda: qual das profissionais abaixo você teria mais chance de contratar?

Como usar o Instagram profissional para vender serviços
Como usar o Instagram profissional para vender serviços

Aposto que a sua resposta foi a primeira nutricionista. Certo? 

Ela se posiciona de forma mais profissional, transmitindo segurança e autoridade. A seguir, você aprende como aplicar isso na sua conta! 

Biografia do Instagram Profissional

A biografia do Instagram é a primeira coisa que os visitantes observam ao acessar seu perfil, servindo como um cartão de visita digital.

Quando esse campo é bem elaborado, pode criar uma primeira impressão positiva, comunicar a essência do seu negócio e atrair novos seguidores.

Aprenda agora a construir a bio do seu perfil profissional:

Identidade Clara

Utilize o nome real da sua empresa ou marca como nome e username. Isso facilita que as pessoas encontrem você na plataforma.

No exemplo das nutricionistas acima, a primeira deixa claro logo no nome de usuário qual é a sua profissão, enquanto a segunda usa apenas seu nome e outros elementos gráficos, como três underlines seguidos, o que não é adequado para um Instagram profissional.

Descrição Concisa

Em poucas palavras, explique o que você ou sua empresa faz e como ajuda as pessoas. Seja direto e use palavras-chave relevantes ao seu nicho.

Continuando no exemplo das nutricionistas, a primeira deixa claro o público-alvo e o pilar central do trabalho realizado por essa profissional — processo de emagrecimento para mulheres sem dieta restrita.

Ela, ainda, traz o número de pacientes que já trabalhou, aumenta a percepção de autoridade e deixa claro o que o usuário precisa fazer para ser atendido.

Por outro lado, a segunda não traz nada sobre como ela realiza seu trabalho, parecendo mais uma biografia de Instagram pessoal.

Contato Direto

Se o Instagram for uma plataforma importante para o seu negócio, inclua um meio de contato. Pode ser um número de telefone, e-mail ou endereço físico.

Call to Action (CTA)

Incorpore um CTA convidando os visitantes a fazer algo, como “Agende agora” ou “Visite nosso site”.

Link Útil

Utilize o campo de link para direcionar tráfego para seu site, loja online ou uma página de destino relevante. Considere usar ferramentas como Linktree para compartilhar múltiplos links.

Emoji Estratégico

Emojis podem ser usados para economizar espaço, adicionar cor ou enfatizar partes da sua biografia. Use-os de maneira estratégica e sem excesso.

Hashtags e Menções

Inclua hashtags e/ou menções relevantes. Hashtags podem ser de campanhas específicas ou do seu nicho de mercado. Menções podem ser de contas parceiras ou de outras contas do seu negócio.

Localização

Se seu negócio tem uma localização física ou atende a uma área geográfica específica, inclua essa informação.

Profissionalismo

Mantenha um tom profissional e evite gírias ou abreviações que podem ser confusas para uma audiência diversificada.

Atualização Regular

Mantenha sua biografia atualizada com informações precisas e relevantes. Se você tem promoções sazonais ou novos lançamentos, reflita isso na sua biografia.

Espaçamento e Formatação

Use espaçamento e formatação para tornar sua biografia fácil de ler. Você pode criar sua biografia em um aplicativo de notas e depois copiá-la para o Instagram para manter a formatação.

Teste e Ajuste

Experimente diferentes formulações e monitore como pequenas mudanças na sua biografia afetam o engajamento e as visitas ao perfil. Não tenha medo de testar novas abordagens para ver o que ressoa melhor com seu público.

Foto de perfil do Instagram Profissional

Pode parecer simplório, mas a foto de perfil do seu Instagram profissional pode ditar o seu posicionamento. Duvida?

Então vamos retomar o exemplo da nutricionista.

Como usar o Instagram profissional para vender serviços
Como usar o Instagram profissional para vender serviços

Qual foto transmite mais profissionalismo? 

Com certeza a primeira. É possível ver claramente o rosto da pessoa, em uma pose sóbria e em uma foto de qualidade.

Sendo assim, orientações de ouro para não errar na hora de escolher a foto do seu perfil:

Qualidade Profissional

A imagem deve ser de alta resolução e bem iluminada. Uma foto nítida e clara transmite profissionalismo e atenção aos detalhes.

Aparência Profissional

Opte por uma foto que apresente uma aparência profissional. Uma foto de rosto com um sorriso amigável e vestimenta adequada pode criar uma conexão pessoal com os visitantes.

Reconhecibilidade

A foto deve ser reconhecível e clara, mesmo em um formato menor. Evite imagens muito complexas ou detalhadas que possam ser confusas em tamanhos menores.

Enquadramento

O Instagram tem um formato circular para fotos de perfil, então certifique-se de que seu rosto esteja centralizado e que a imagem esteja bem enquadrada.

Fundo Neutro

Um fundo neutro ou simples ajuda a garantir que o foco permaneça em você. Evite fundos distrativos ou desordenados.

Consistência de Marca

Se você tem uma marca pessoal estabelecida, sua foto de perfil deve refletir isso. Isso inclui o uso de cores, estilos e imagens consistentes em todas as plataformas.

Expressão Autêntica

Escolha uma foto que represente autenticamente quem você é e o que você faz. Isso pode ajudar a atrair clientes que valorizam sua abordagem única.

Evite Texto

O texto pode ser difícil de ler em tamanhos menores, então é melhor evitar incluir texto na sua foto de perfil.

Venda no Instagram por meio do marketing de conteúdo

Não é suficiente apenas ter uma presença no Instagram; é crucial que o conteúdo produzido esteja alinhado com os serviços ou produtos que você oferece.

A criação de conteúdo estratégico que ressoa com seu público-alvo pode levar a uma maior conversão, tornando mais provável que os seguidores se tornem clientes.

O conteúdo que você compartilha no Instagram pode ajudar a estabelecer sua autoridade no campo em que atua.

Ao fornecer informações valiosas e relevantes, você demonstra sua expertise e conhecimento, o que pode aumentar a confiança e a credibilidade junto ao seu público.

Com tantas empresas e indivíduos competindo pela atenção no Instagram, a produção consistente de conteúdo de valor pode ajudar a destacar seu perfil na multidão.

O planejamento cuidadoso do conteúdo pode garantir que você continue a oferecer informações úteis e relevantes que atendam às necessidades e interesses de seu público, diferenciando-o de outros perfis que podem não estar oferecendo o mesmo nível de valor.

O uso de hashtags relacionadas ao seu nicho de mercado aumenta a visibilidade do seu post, podendo ajudar a atrair seguidores interessados ​​no que você tem a oferecer.

Essas hashtags atuam como um filtro, garantindo que seu conteúdo seja descoberto por indivíduos que estão buscando informações ou serviços específicos no seu nicho de mercado.

Manter uma frequência de postagem regular é crucial para manter o engajamento e a visibilidade no Instagram, mas muitas pessoas têm dificuldade na hora de montar um calendário editorial. Você também?

Então preencha o formulário abaixo para baixar o guia completo gratuito do Instagram profissional e aprenda estratégias validadas para lotar sua agenda pelo seu perfil!

Autor

Artigos relacionados

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e recomendar produtos e conteúdos de seu interesse em nossos sites e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você concorda com estas condições e com nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.

ENTENDI