Depois de encerrar o Reels Play Bonus, programa de monetização baseado em metas de visualizações, a Meta está planejando expandir seus incentivos aos criadores de Reels, ampliando o acesso à monetização por anúncios para mais usuários.
A novidade foi revelada pela Meta durante uma sessão de conversas com criadores. A empresa não deu detalhes de como o programa vai funcionar, mas incentivou os participantes a ativar o Modo Profissional em suas contas, para que tenham acesso aos novos recursos nos próximos meses.
A especialista em Estratégia Digital e Branding Vanessa Amaral explica que a Meta vem apostando cada vez mais nos Reels com o intuito de aumentar o chamado “tempo de tela”. “Os conteúdos em vídeo são mais dinâmicos e geram uma sensação de maior proximidade com as pessoas, fazendo com que elas passem cada vez mais tempo dentro dessas plataformas, o que é ótimo para as empresas que as controlam”, diz.
Segundo ela, outra vantagem dos vídeos é que, ainda que não pareça, eles acabam sendo mais fáceis de serem produzidos do que conteúdos em outros formatos. “Um post em carrossel, por exemplo, muitas vezes depende do trabalho em conjunto com um designer, o que já demanda mais tempo. Se o criador não tem condições de ter um profissional e faz as peças por conta própria, por sua vez, corre o risco de criar peças amadoras ou pouco atraentes”.
Apesar de o consumo de Reels vir contribuindo para o aumento do tempo gasto pelos usuários nas redes, dados recentes da Meta mostram que a criação de conteúdo original no Facebook e no Instagram diminuiu nos últimos anos. “Vejo que muitas pessoas se sentem desestimuladas porque gastam muito tempo criando conteúdos que não repercutem como esperavam, ou porque acabam se comparando demais aos outros”, diz Vanessa. A expectativa é que a expansão do programa de monetização por anúncios ajude a reverter esse quadro.
Novidades no Instagram
Para estimular a produção de conteúdo em Reels, o Instagram anunciou a liberação de novas funcionalidades para os usuários. Entre as novidades estão novas ferramentas de edição, uma “central de tendências” e a expansão do envio de presentes virtuais. A partir de agora, seguidores do Canadá, México, Reino Unido, França e Nova Zelândia também podem enviar lembranças virtuais simbólicas ou mesmo dinheiro aos seus criadores favoritos.
Quem usa contas profissionais também terá acesso a duas novas métricas de Reels: “tempo total assistido”, que mostra a soma de todo o tempo de reprodução de um post, incluindo as repetições, e “tempo médio assistido”, em que a plataforma analisa a média de tempo que os usuários passam assistindo a determinado vídeo. Os produtores de conteúdo também receberão uma notificação quando ganharem seguidores a partir desses posts.
“Conseguimos ser muito mais assertivos quando trabalhamos com dados, e essas métricas podem nos ajudar muito em relação aos caminhos que funcionam para cada cliente, aos conteúdos que devemos produzir para alcançar os objetivos que temos em vista”, comemora Vanessa.
Uma espécie de “central de tendências” vai mostrar quais as músicas mais tocadas nos Reels e as hashtags mais usadas no momento. “Creio que essa central vai dar mais clareza sobre os conteúdos que têm mais possibilidade de viralizar, mas particularmente não sou muito adepta das trends. Aderir a uma tendência pouco adequada à sua marca pode estragar todo o seu branding, por isso penso que é preciso usar essas informações com cuidado”, conclui a especialista.